Uso de Aplicativos Android no Windows Phone pode se tornar Realidade



  

Google afirma que apps para Android podem rodar no Windows Phone.

Um dos maiores problemas dos usuários do Windows Phone é a falta de compatibilidade de boa parte dos aplicativos disponíveis para para iOS e Android no sistema da Microsoft, um grande desleixo das empresas em relação ao sistema operacional da empresa estadunidense. Mas já pensou se qualquer app do Android pudesse rodar no Windows Phone? Segundo a própria Google, é possível!

A Google vem trabalhando em um sistema onde se torne possível rodar apps do Android no Windows Phone, o que garantiria que os usuários da Microsoft tivessem acesso a todos os apps disponíveis atualmente, quase que praticamente.

Isso aconteceria por meio do método chamado de Android Runtime for Chrome (ARC), que foi lançado há um ano e permite aos desenvolvedores de aplicativos adaptarem seus aplicativos para o Chrome OS de forma simples. O Chrome OS é o sistema operacional usado pela empresa em uma espécie de "notebooks", que rodam apenas o navegador da Google e é focado nos usuários que precisam de um dispositivo apenas para uso de Internet e tarefas do cotidiano.

A empresa ressalta que o sistema não é perfeito, visto que mesmo a transição dos apps do Android para o Chrome OS apresentou erros, mas que após certo tempo, o método se tornaria mais fácil e eficiente com aprimoramentos com o passar do tempo. O fato aconteceria por meio de um sandbox "Native Called (NaCI)" no Chrome.




Entre os possíveis problemas, certamente está o fato de ter de adaptar os aplicativos a diferentes tamanhos de tela, embora a resolução ao menos por enquanto não seja problema.

O que pode dificultar essa transição dos aplicativos é o fato das empresas não trabalharem juntas, até mesmo porque há pouco tempo atrás, ambas tiveram problemas sérios na justiça. Porém, por outro lado, as duas empresas estão lutando contra o mesmo problemas, já que a Google tem dificuldades para migrar os apps do smartphone para os desktops, enquanto a Microsoft, com o Universal Windows Platform, tenta fazer com que os apps chamados de "Universais" cheguem a todos os dispositivos com o Windows, desde Computadores ao XBOX.

Mais informações devem ser divulgadas na Google I/O que acontece em Maio desse ano, onde a empresa deverá detalhar os planos de unificação do Android com o Chrome OS, bem como a compatibilidade dos apps do Android no Windows Phone.

Murilo Couto






Postar Comentário