Nvidia lança nova linha Pascal com a GTX 1080

  

Nvidia: Linha Pascal chega ao mercado em 2016

A NVIDIA lançou sua nova linha de chips gráficos durante seu evento em Austin, no Texas. O primeiro modelo da linha Pascal a ser comercializado pela empresa é a GTX 1080. O novo chip gráfico será fabricado em Taiwan e traz como novidade um novo sistema de litografia, que passa de 28 nm para 16 nm. Outra grande novidade é o novo sistema de memórias GDDR5X.

A nova Nvidia GTX 1080 chega ao mercado com 8 GB de memória RAM. Devido aos avanços tecnológicos, a nova GTX 1080 pode superar dois modelos GTX 980 Ti em SLI (tecnologia que combina duas ou mais placas) ou até mesmo o modelo mais potente da fabricante, a Nvidia Titan X. Um dos grandes benefícios da placa fica por conta do baixo consumo de energia se comparado ao modelo anterior GTX 980TI, que exige 250W contra 180W do novo modelo. Durante a apresentação, o novo chip gráfico alcançou a temperatura máxima de 67ºC com o sistema de refrigeração a ar.

Quanto ao desempenho nos jogos, o modelo atingiu cerca de 200 fps no jogo Doom. O modelo também é totalmente compatível com o novo sistema de apu da Microsoft, o DirectX 12. Estima-se que uma versão para notebooks esteja disponível ainda em junho desse ano. O lançamento oficial do produto deve ocorrer no dia 27 de maio e será vendida em duas versões, uma em estoque e outra com opção de overclock com preço sugerido entre 599 e 699 dólares.




O modelo pode ser encontrado em pré-venda no Brasil com preço de R$ 3.649. Vale lembrar, que modelos topo de linha da geração anterior, como a GTX 980 TI e Titan X, podem ser encontrados entre 4 e 12 mil, respectivamente. Com o lançamento da nova arquitetura, a linha Maxwell deverá apresentar os primeiros cortes em seu custo. Infelizmente, com a alta do dólar no Brasil a queda do preço não será perceptível em um curto período de tempo.

No entanto, no exterior as promoções já podem ser observadas, um exemplo, é a GTX 980 TI da marca EVGA que passou de 750 dólares para 500 dólares. Já em modelos de menor performance a diminuição de valores não foram tão relevantes.

Por Wendel George Peripato






Postar Comentário