Carregador de iPhone Pirata pode dar Choques

  

Avaliação feita por fabricantes de carregadores constatou que 90% dos carregadores piratas podem causar choques.

Para os fãs e usuários de iPhone no país cujos aparelhos vieram com um carregador original da fabricante Apple, estes podem se considerar felizardos e estão bem seguros. Entretanto, aos outros usuários da marca cujos carregadores não são originais ou que tenham sido fabricados por empresas que possuem algum tipo de vínculo com a fabricante do smartphone, muito cuidado! Estes podem estar correndo um sério risco de vida.

O alerta foi feito a partir da divulgação de uma avaliação entre os fabricantes de carregadores para iPhones e consumidores e avaliou que uma porcentagem altíssima ( mais de 90%) deste tipo de acessório apresenta graves problemas elétricos, tais como um riso elevado de proporcionar choques.

O estudo, que foi feito na Canadá, mostrou que quase a totalidade dos carreadores comprados via internet apresentam graves falhas e são comercializados com padrões de segurança exigidos quase inexistentes. A pesquisa foi feita com a aquisição de modelos considerados similares ou pirateados dos originais fabricados pela Apple. Os modelos alternativos foram adquiridos de várias partes do mundo como Austrália, Tailândia e até de vários países sul americanos. Este tipo de acessório se tornou bastante popular, principalmente em virtude do preço, que é extremamente baixo em relação ao original.

Para se ter uma ideia, se o consumidor quiser adquirir um carregador original, o mesmo não deixará de desembolsar nada menos que cerca de R$ 150 pelo mesmo. Caso opte pelo similar, este valor cai para pouco mais de R$ 65,00.




Os testes feitos mostraram que o acessório tido como ‘pirata’, caso venha a ser submetido a uma sobrecarga de corrente elétrica mais alta, mostrou que não consegue suportar o excesso e assim pode ocasionar sérios acidentes como uma eventual explosão e dano permanente do mesmo até casos mais sérios e até fatais de choques elétricos a quem manuseá-lo. Durante o experimento, de um lote de cerca de 400 unidades, somente três não apresentaram falhas significantes. O restante demonstrou uma capacidade de deixar escapar uma quantidade de energia capaz de eletrocutar um ser humano.

Deste modo, quem se aventurar a comprar modelos mais baratos e similares de carregadores para seu iPhone, deve ter em mente os riscos que poderá correr ao utilizá-lo , bem como da sua família.

Emmanoel Gomes






Postar Comentário