WhatsApp deve lançar Novo Recurso de Localização do Usuário


  

Recurso virá desabilitado e deve facilitar o encontro entre amigos.

"Alô! Onde você está?". "Tô chegando". Quantas vezes tivemos esse diálogo, seja no telefone, seja por mensagem? E, na maioria das vezes, a pessoa que responde "estou chegando" está mais longe do que imaginamos e acabamos ficando um bom tempo esperando. Entre o "estou chegando" e a pessoa efetivamente chegar, existe uma eternidade. Mas o WhatsApp está prestes a desmascarar os atrasildos de plantão. O aplicativo de mensagens mais usado no Brasil vai lançar um recurso que vai permitir o usuário rastrear a localização de seus contatos em tempo real.

Isso mesmo! Agora você vai poder ver que seu amigo que "está chegando", na verdade nem saiu de casa. Mas fiquem calmos. O recurso também não vai ficar ativado o tempo inteiro e você não vai ter sua localização compartilhada o tempo todo, nem sua privacidade invadida. O recurso terá tempo limitado. O usuário vai poder compartilhar sua localização com um grupo e o grupo vai acompanhar a movimentação desse usuários por um tempo previamente estipulado pelo usuário. De acordo com informações, o tempo irá variar entre um e cinco minutos. Segundo a empresa, o objetivo deste recurso é ajudar amigos a se encontrarem de forma mais rápida. Assim que o recurso estiver disponível em todos os smartphones, ele virá desabilitado, cabendo ao usuário escolher ativá-lo ou não nas configurações do aplicativo.

A novidade já está disponível na versão beta do app tanto no iOS quanto no Android, mas o WhatsApp ainda não divulgou nenhuma informação oficial sobre o recurso, nem quando ele estará disponível para todos os aparelhos.




Atualmente é possível compatilhar a localização com um grupo ou numa mensagem particular. Porém, a localização é estática. Ou seja, caso você esteja se locomovendo, as outras pessoas não conseguem acompanhar seu deslocamento através do recurso. Com a novidade, fica mais fácil, além de acompanhar aquele amigo atrasado que sempre mente a localização, marcar encontros até mesmo em multidões.

O WhatsApp vem investindo em melhorias no seu aplicativo. Recentemente a empresa lançou um recurso para facilitar o envio de GIFs. Com uma ferramenta de buscas e uma ferramenta que transforma um link de internet em um GIF animado no próprio aplicativo, o WhatsApp facilitou a vida de quem usa iPhones e iPads, já que o sistema iOS não permite que GIFs animados sejam salvos na galeria de fotos do telefone.

Renato Senna Maia






Postar Comentário