Promoção da Nespresso no WhatsApp é Golpe

  

Mensagem oferece máquina de café para quem compartilhar mensagem com pelo menos 10 amigos.

O mundo das tecnologias tem facilitado a entrada de pessoas mal intencionadas em nossa vida. Prova disso é uma recente falsa promoção que vem circulando pelo WhatsApp.

Trata-se da Nespresso, que prometeria máquinas de café expresso para quem convidasse amigos por meio de mensagens. Posteriormente, o aparelho ficaria de presente para a pessoa.

Sobre o alerta falso: como funciona?

O alerta é da Eset, uma empresa conhecida no meio de soluções de segurança na internet. O novo golpe, conforme a companhia, induz o internauta a convidar pelo menos 10 amigos ou até grupos no aplicativo de mensagens instantâneas, para clicar em um link e, dessa forma, resgatar a máquina de café de forma gratuita.

A mensagem que aparece é a seguinte: “Olha que top essas cafeteiras que a Nespresso está dando para a gente testar”. Porém, ao clicar na imagem, o link que é divulgado juntamente com o texto não remete a um protocolo de segurança HTTPS, levantando assim um sinal de um possível golpe. Além disso, os erros gramaticais acabam deixando claro que não é uma ação da marca.

O que querem os cibercriminosos?

Com esse tipo de ação, que tem se tornado cada vez mais comum em nosso meio, os cibercriminosos buscam conseguir, de forma rápida e abrangente, o maior número de inscritos em serviços que não são desejados. Assim, logo no momento em que a pessoa clica e confirma o resgate, já é redirecionada para uma outra plataforma de publicidade que integra esse tipo de serviço.




Após a confirmação em um clique de um link duvidoso, é possível que o usuário passe por duas situações: ou é feito um download de malware ou que se conecte a um site falso em que são solicitadas informações pessoais.

No primeiro, em caso de download automático de algum arquivo, é recomendado que sempre se tenha instalado no smartphone um antivírus. Já em caso de site falso, tenha sempre claro na sua cabeça que nunca se deve fornecer qualquer senha para terceiros.

Redobre a atenção

Por ser uma prática cada vez mais comum, é preciso ficar ligado e redobrar a atenção com sinais que tenham a indicação de se tratarem de uma tentativa de golpe. São diversas as formas pelas quais agem os cibercrimonosos e é preciso desconfiar de links e premiações duvidosas, agregados a erros de português e indicativos de urgência.

Por isso, para se proteger, tanto nas redes sociais, no WhatsApp ou por e-mails, cheque sempre o link HTTPS, buscando em canais oficiais a veracidade das promoções. Isso porque, em caso de real premiação, esses locais sempre contarão com as informações verídicas e não de segunda mão.

Kellen Kunz






Postar Comentário