Antivírus para Celular – Qual o Melhor, Como Instalar e Usar

  

Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre os antivírus para celular.

Muitas pessoas ignoram o fato de que o celular, apesar de pequeno e portátil, executa um sistema operacional complexo.

A verdade é que apesar de seu um utilitário que possui tão fácil manuseio para muitos, um smartphone é uma grande rede integrada, que possui diversas configurações e códigos num sistema. Sendo assim, da mesma forma que acontece em computadores, é muitíssimo possível acessar todas as informações de um usuário, infectando-o com um vírus. Portanto, para proteger as suas informações e o seu smartphone da presença de espiões, roubadores de informação ou mesmo de arquivos que pretendem danificar o desempenho do seu aparelho, o ideal é que você instale um antivírus.

Segundo um levantamento feito pela empresa de segurança Kaspersky, especialista na área digital, cerca de 1,33 milhões de ataques de vírus em aparelhos celular foram detectados dentro de um período trimestral.

Como instalar um antivírus

Se você já se amedrontou com as informações dadas acima, calma. Existe uma forma muito eficaz de manter o seu celular protegido contra esse tipo de problemas: fazer o download de um antivírus.

O antivírus não funciona de uma forma diferente de qualquer outro aplicativo. Seja seu sistema operacional Android ou iOS, é possível encontrar na Play Store, no caso do primeiro, ou na Apple Store, um aplicativo adequado para manter seu celular protegido de malwares e invasores.

Ao realizar a pesquisa em sua loja de aplicativos, você vai encontrar aplicativos pagos e aplicativos free. A própria Kaspersky oferece uma versão móvel, bem como outros softwares conhecidos: Avast, Norton, Trend Micro, Acelerador & Limpeza (desenvolvido pela PSafe), Avira, entre outros.

Ao escolher um de sua predileção, ao fim da instalação a grande maioria dos antivírus já começa a atuar. Portanto, entre em sua loja virtual, encontre um antivírus de seu gosto, faça download dele e comece as configurações de uso (existem opções de varredura a serem aplicadas e você pode ativar manualmente ao acessar a interface da aplicação).

A grande maioria dos antivírus possui uma tecla inicial de varredura rápida. Sempre que quer fazer um check na segurança de seu aparelho, opte por essa verificação simples. Ela costuma ser rápida e eficaz. A tecla que ativa essa varredura geralmente é grande e está na tela inicial do aplicativo.




Ou seja, quando instalado, o aplicativo vai automaticamente verificar seu telefone, mas caso você tenha alguma dúvida sobre algo suspeito no qual clicou ou esteja desconfiado com a velocidade de algum aplicativo, por exemplo, você pode fazer a pesquisa por malwares manualmente.

Quando você aciona o botão de verificação, você está permitindo que o programa se infiltre em sua memória, vasculhando seus arquivos atrás de atividades suspeitas por parte de alguma pasta ou aplicação. O antivírus acessará suas fotos, vídeos, músicas e documentos atrás de algum intruso.

Ao fim da verificação, que geralmente leva alguns minutos, o antivírus te dará um painel, mostrando o que foi removido (no caso de encontrar malwares) e também vai apontar se houverem fragilidades em seu sistema. Nesse último caso, pode acontecer de que alguma configuração de algum utilitário possa estar “facilitando” a entrada de vírus. O antivírus irá te notificar e orientar quanto à ação necessária para correção.

O antivírus pode, por exemplo, indicar aplicativos de fontes desconhecidas que você eventualmente permitiu a instalação ou até mesmo apontar caso algum aplicativo esteja constantemente colhendo informações acerca de rastreamento. Cabe a você resolver se aquilo representa ou não uma ameaça para você e para seu celular e decidir se vai seguir as orientações que o antivírus dá.

Grande parte da proteção das suas informações e de seu celular fica por conta da sua cautela na hora de escolher o que pode ou não acessar o seu sistema. Portanto, colabore com o trabalho do antivírus, sendo cauteloso.

Melhor Antivírus:

Confira no vídeo abaixo um teste e descubra qual o melhor antivíus para seu celular.

Carolina B.






Postar Comentário