Bateria do iPhone – Como saber Quando Trocar


  

Função escondida revela o momento certo de trocar a bateria do smartphone.

Apesar de a alta tecnologia avançar constantemente no sentido de criar aparelhos cada vez mais completos, com mais qualidade e durabilidade em suas funções, ainda existe o inevitável problema do desgaste de energia nas baterias. Todo mundo precisa manter seus smartphones ou iPhones com bateria cheia, já que no mundo moderno quase não dá para viver sem o celular em mãos. Entretanto, são frequentes as situações em que a bateria do iPhone descarrega inesperadamente, o telefone simplesmente apaga totalmente e o usuário necessita conectar o aparelho ao carregador, esperando ao lado do mesmo até que o celular volte a ficar preenchido de energia. Não é possível prever exatamente quando a energia da bateria vai se esgotar ou por quantas horas se manterá, já que existe o desgaste da mesma ao longo do tempo. Assim, toda a vez que os iPhones começam a descarregar muito rapidamente fica claro que está na hora de trocar de bateria.

Não podendo ainda garantir uma maior durabilidade na retenção e energia, a tecnologia pode, ao menos, oferecer o programa iOS, Sistema Operacional Móvel presente no iPhone, que possui uma função própria para alertar os usuários em qual momento será necessário troca a bateria.

O sistema de controle da bateria nem sempre está em perfeita comunicação com mostrador, que indica o quanto de energia ainda está retida na mesma. Esse problema é muito comum, mesmo nos mais recentes smartphones. Esse sistema de controle de porcentagem da bateria nunca é muito preciso. Muitas vezes a barrinha de energia indica que ainda existem 15% de energia, por exemplo, mas pode ser muito menos do que isso, já que o celular está ligado constantemente e a energia fluindo. Nos celulares mais antigos o desgaste é sempre maior, mesmo desligado.

Para que os donos de iPhones possam melhor orientar-se a respeito dessa função do iOS, que indica substituição de bateria, basta ir ao Menu: Ajustes, no qual será possível ativar essa função. Se for assim, o sistema vai acusar o seguinte: A bateria do iPhone pode estar precisando de reparos. Em caso de o dono do aparelho não conhecer as funções do sistema iOS, será necessário recorrer ao Menu: Ajustes – Geral – Sobre, em seguida, buscar o item versão.




A companhia Apple explica, em sua página, este recurso de modo a esclarecer que entre os principais fatores que diminuem a capacidade de vida útil das baterias está a quantidade de ciclos de carga, pois se contabiliza um ciclo completo todas as vezes que a bateria chega a 100% e a exposição do aparelho ao calor e ao frio. A mesma empresa recomenda aos usuários que estão interessados em substituir as baterias de seus iPhones ou que constataram a deficiência das mesmas, para que se dirijam ao Centro de Serviço Autorizado Apple ou uma Apple Store, com o dispositivo em mãos. Também é possível realizar a substituição de baterias em lojas de assistência técnica não autorizada, porém, é um serviço sem garantia.

Existem dicas que podem orientar o usuário a fazer as baterias de iPhones durarem mais. A primeira dica está na recomendação de evitar expor os aparelhos a temperaturas muito altas ou baixas, sendo que o ideal será manter o aparelho em ambientes entre 16 e 22 graus Celsius. A segunda dica está na parte do sistema operacional do celular, ou seja, manter o iPhone sempre atualizado, pois a própria empresa recomenda isso, sendo que é comum a inclusão de novas tecnologias que ajudam a manter a energia. A terceira dica explica que, caso o usuário fique sem usar o dispositivo por longo tempo, que o deixe com pelo menos 50% de bateria, pois isso evita que o aparelho acabe entrando em modo de descarga intensa, como consequência. A quarta e última dica sobre esse assunto é da que o dono do celular tire o aparelho da capa para carrega-lo, já que o acessório pode gerar calor excessivo no dispositivo, situação que, além de desgastar a bateria, pode conter o risco, mesmo que remoto, de incêndio.

Paulo Henrique dos Santos






Postar Comentário