Gerenciar o Armazenamento no Google Drive


  

Algumas dicas ajudam a economizar o espaço de armazenamento do Google Drive.

Na atualidade a possibilidade de armazenar arquivos em grande quantidade na rede, sobretudo no site mais popular, o Google, tornou-se um dos recursos mais utilizados pelos internautas.

O Google Drive se constitui em um serviço de nuvem do Google, entre os mais populares, que oferece 15 GB de capacidade de guardar dados, gratuitamente. Entretanto, para que seja possível utilizar mais espaço para armazenamento os usuários precisam pagar uma taxa estipulada, extra, em um plano Premium. Porém, para as pessoas que não podem gastar, este artigo oferece alguns conselhos práticos, que certamente vão auxiliar na economia de espaço online nas contas do Google, por meio do celular.

Em primeiro lugar, existe o aplicativo nativo intitulado Google Fotos, instalado em smartphone Android, que possibilita a seleção de diversos álbuns, entre os quais, o internauta escolhe os que serão destinados ao backup no Google Drive, deixando de sobrecarregar o serviço com arquivos desnecessários. Outra função disponível é a de um tipo de filtro que rastreia os arquivos que mais sobrecarregam a nuvem, eliminando-os em poucos toques.

Em primeiro lugar, para eliminar o backup de álbuns de fotos o procedimento é o seguinte: Por meio desse recurso do app Google Fotos, da galeria nativa em Android, o usuário pode manter backup de álbuns relevantes, excluindo dados que sobrecarreguem o serviço. Assim, basta o internauta usar a função: ativar e desativar, abrir os aplicativos das Fotos do Android e selecionar a função: "Álbuns", para conservar apenas um deles no celular.

Em segundo lugar, o internauta poderá perceber que existe uma chave acima do ícone do álbum, a qual significa: "Backup e sincronização". Portanto, esta função permite que imagens excessivas sejam automaticamente eliminadas do Google Drive. Para que esse recurso seja possível é preciso manter a chave desligada, na posição cinza.

O passo seguinte está na função que cria uma lista de arquivos, gerenciando o seu tamanho, para realizar armazenamento e excluir o que o não é necessário. Assim, é possível adquirir mais espaço no serviço de nuvem do Google Drive. Para isso, é necessário abrir o aplicativo no Android e selecionar pelo menu, no topo, ao lado direito e sinalizado por três pontos, a função "Classificar por", e assim que a aba for mostrada na base da tela, o usuário precisa acionar a opção "Armazenamento usado", para que tudo funcione corretamente.




No passo seguinte, o usuário só precisa verificar e confirmar se, no Google Drive, os itens foram organizados por meio do maior armazenamento, sobretudo, no interior das pastas mais específicas. Portanto, se o internauta deseja liberar espaço, ele precisa abrir o menu que possui os "três pontos" localizado ao lado dos mesmos itens, e, em seguida, é necessário selecionar a função: "Remover" para excluir o arquivo do Drive.

Outro passo importante é a limpeza da lixeira do Google Drive no Android, pois, mesmo depois de excluídos, os arquivos permanecem na nuvem por algum tempo. Assim, para liberar definitivamente o espaço, é preciso abrir menu lateral, situado à esquerda do app do Google Drive, sinalizado pelas três linhas, e, em seguida, selecionar o ícone: "Lixeira". O conjunto de arquivos ainda armazenados, ali, serão exibidos e definitivamente excluídos por meio da função acionada pelo menu.

Para gerenciar a função Backups no Google Drive é necessário proceder do seguinte modo: o Google Drive tende a armazenar, inutilmente, dados ou arquivos dos aparelhos anteriores ou mesmo de apps, sobrecarregando o serviço e ocupando muito espaço. Para organizar isso o usuário deve acessar o menu lateral e selecionar a função "Backups". Assim que a lista de todos os backups armazenados for exibida, a remoção se dará por meio do toque no menu sobre um dos itens listados.

Para liberar mais espaço, outra opção importante é a limpeza do cache, que, em geral, consome espaço de 100 MB até 1000 MB. Portanto, é preciso abrir o menu lateral à esquerda do app e selecionar a função: "Configurações"; em seguida o usuário deve clicar em "Limpar cache". Todos os internautas muito familiarizados com a era digital seguem com facilidade esse tutorial.

Por Paulo Henrique dos Santos

Google Drive






Postar Comentário