Código IMEI – O Que É, Como Bloquear. Onde Achar o Código




Conheça aqui mais informações sobre o código IMEI.

Devido ao grande número de furtos de celulares, que vem aumentando a cada ano, cada vez mais pessoas buscam informações relacionadas ao IMEI. Caso não saiba, o IMEI, International Mobile Equipment Indentity, ou simplesmente identidade internacional de equipamentos móvel na tradução livre, é um registro digital responsável por proteger e tornar o seu aparelho único. O IMEI é composto por um código de 15 dígitos que irá identificar o seu aparelho em casos de segurança.

Dentre os 15 dígitos de identificação, os seis primeiros são responsáveis por indicar o local onde o aparelho celular foi fabricado. Os dois próximos dígitos, por sua vez, identificam o fabricante do aparelho. O código restante é o responsável pelo número de série do aparelho em questão, bem como um dígito verificador.


Como utilizar o IMEI para bloquear o meu aparelho?

A principal finalidade do IMEI é, sem sombra de dúvidas, a possibilidade de bloquear o seu aparelho através deste código. Essa pode ser uma alternativa bastante interessante no caso de seu aparelho celular ter sido roubado, por exemplo. Vale destacar que a disponibilidade de bloqueio também é permitida em caso de perda.

O mais interessante é que o bloqueio poderá ser feito de uma forma simples e rápida. Apenas ligue para a sua operadora, forneça o código do IMEI referente ao aparelho perdido ou roubado. Também é necessário se identificar e confirmar alguns dados de forma a provar que você era o dono do aparelho em questão. Uma vez confirmadas às informações prestadas pelo usuário, o bloqueio será imediato.

Fique atento: o código do IMEI também poderá ser utilizado para o caso de um Boletim de Ocorrência, por exemplo. Quanto mais dados sobre o aparelho furtado você fornecer, maiores serão as chances de recuperá-lo.


O IMEI também pode ser utilizado para desbloqueio do aparelho?

Já destacamos acima a utilização do IMEI quanto ao bloqueio do aparelho celular, então surge uma dúvida bem natural: também é possível desbloquear esse mesmo aparelho através do código IMEI? A resposta é sim. Caso consiga recuperar o seu aparelho, a opção de desbloqueio também está disponível. Porém, a notícia não tão boa é que este procedimento, diferentemente do bloqueio, pode levar bastante tempo. Trata-se de um procedimento mais lento e que pode ser arrastado por até dois meses, por exemplo.

O primeiro passo será ligar para a sua operadora com o código IMEI em mãos. Além disso, também será necessário possuir documentos que comprovem que o aparelho célula envolvido é seu, ou seja, não foi comprado de forma ilegal ou até mesmo roubado.

Além disso, saiba que também é possível usar o IMEI para desbloquear o seu aparelho de forma a utilizar uma operadora diferente daquela de fábrica logo quando adquirir o mesmo. Mas vale destacar que, desde 2010, as operadoras são obrigadas a realizar este tipo de procedimento a qualquer momento, bastando assim o usuário solicitar a mudança.

Como descobrir o código IMEI do meu aparelho celular?

Existem algumas alternativas para saber qual o seu código IMEI, sendo que todas elas são bem simples e práticas, haja vista ser muito importante saber esse código hoje em dia. Uma das opções é discar *#06# e depois apertar a opção de discar, pronto, seu código será exibido na tela do seu aparelho. Outra opção disponível é através do menu “ajustes”, pressionando a opção “sobre o celular” você encontrará vários detalhes sobre o celular, inclusive o código IMEI.

Além disso, também é bastante comum que o código IMEI venha impresso na parte de baixo da bateria, através de um adesivo devidamente colado no hardware. Portanto, basta abrir seu celular e procurar por um código de 15 dígitos. Na caixa do aparelho, aquela mesmo quando acaba de adquirir o aparelho, também possuir o código IMEI.

Por Bruno Henrique

Related Post





Postar Comentário