Waze x Google Maps x Apple Maps – Qual é o Melhor GPS?



Saiba aqui qual é o melhor app GPS para celular segundo o Proteste.

A Associação dos Consumidores (Proteste) analisou três dos principais aplicativos para navegação presentes em smartphones (Waze, Google Maps e Apple Maps), o intuito é apontar com base em nove requisitos qual é o melhor app para uso.

O vencedor foi o aplicativo Waze, com destaques para suas qualidades de áudio, velocidade da informação e aviso para mudanças de faixa, confira abaixo os itens e a análise de cada um.



1. Som do aplicativo

Empate técnico para os aplicativos Waze e Google Maps, que apresentaram melhores qualidades de som e sensibilidade nas instruções por voz, o Apple Maps se mostra ligeiramente inferior neste ponto.

Pontuação: Waze: 1, Google Maps: 1, Apple Maps: 0

2. Velocidade nas Pistas

O Waze se destacou por apresentar ótimos comandos tanto em ambiente urbanos, como por exemplo em rotatórias, seu segredo foi orientar de forma correta na hora certa do motorista agir.



Já o Google Maps e o Apple Maps se mostraram bons e eficazes, porém, somente em áreas urbanas, diferentemente do Waze, mais completo.

Pontuação: Waze: 1, Google Maps: 0, Apple Maps: 0

3. Aviso de mudança de Faixa

Ponto mais uma vez para o Waze, que sabe antecipar de forma correta e avisar com antecedência o motorista se deve mudar de faixa ou permanecer aonde está. Tanto o Apple Maps como o Google Maps informam seus usuários muito próximos. Ambos informam o nome da rua também, apesar de ser algo relevante e que pode confundir um motorista cujo foco principal é na rota.

Pontuação: Waze: 1, Google Maps: 0, Apple Maps: 0

4. Rota de Viagem e seu Recálculo

Tanto o Waze como o Google Maps foram bons neste quesito, com exceção do aplicativo Apple Maps, que tem uma tendência a usar sempre ruas principais ao invés do caminho mais relevante na ocasião, podendo com isto aumentar a distância do percurso.

Pontuação: Waze: 1, Google Maps: 1, Apple Maps: 0 ponto

5. Manuseio do Aplicativo

O processo de inserção e busca se mostrou intuitivo e fácil, sem uma quantidade excessiva de itens ou um menu complexo, sendo assim todos atenderam de forma satisfatória e simples neste ponto.

Pontuação: Waze: 1, Google Maps: 1, Apple Maps: 1

6. Inserção de Endereços

Google Maps e Waze foram bem completos nestes quesitos, trazendo inclusive ajustes para endereços digitados incorretamente e certa tolerância na digitação, já o Apple Maps não conseguiu cumprir bem esta tarefa, em parte por não incluir de pronto uma lista dos históricos das viagens (somente no final da tela) e também por insistir em mostrar rotas não pedidas na busca.

Pontuação: Waze: 1, Google Maps: 1, Apple Maps: 0

7. Variações de Caminhos

O Google Maps possui um diferencial importantíssimo neste quesito, ele pode trabalhar em regime off-line, isto é, sem conexão. Item que pode ser fundamental para longos percursos. O Waze no geral não se saiu bem justamente por conta da conexão para períodos longos, alegando que seu servidor estava fora da área, seu mapa não usa a tela toda e pode prejudicar a visualização de todo o caminho pelo motorista.

Pontuação: Waze: 0, Google Maps: 1, Apple Maps: 0

8. Detalhes sobre o Tráfego

Não foi satisfatória em nenhum dos aplicativos, pelo fato de se basearem em informações da web, a atualização é falha e confusa, exemplo é do Google Maps que apresenta a informação na forma de rotas coloridas e do Waze que informa sobre o tráfego somente no momento de cálculo de uma rota.

Pontuação: Waze: 0, Google Maps: 0, Apple Maps: 0

9. Uso da Bateria

São bem gastões, atentem-se a isto, foi notado uma leve economia no Google Maps utilizando o sistema Android, diferentemente por exemplo do Apple Maps, cuja autonomia não passou das quatro horas.

O conselho é sempre ter um carregador em mãos para evitar problemas.

Pontuação: Waze: 0, Google Maps: 0, Apple Maps: 0

Pontuação Final:

  • Waze: 6 pontos
  • Google Maps: 5 pontos
  • Apple Maps: 0 pontos

Autor: Carlos B.





Postar Comentário