Play Store exibirá Alertas de Publicidade nos Aplicativos



Informações serão passadas por meio de um texto na hora de realizar o download dos aplicativos.

O número de aplicativos disponíveis hoje para que os usuários possam utilizar é enorme. Entretanto, um dos maiores problemas são as cada vez mais constantes publicidades. O problema é tão grande, que mesmo apps pagos, que teoricamente não deveriam contar com propaganda, acabam se tornando dor de cabeça para seus usuários. Agora, a Google parece estar disposta a ajudar, ao menos um pouco, os usuários quanto a isso.

Em breve, a Play Store irá mostrar informações a respeito da publicidade nos aplicativos. As informações serão passadas por meio de um texto alertando o usuário sobre a presença de propaganda no aplicativo que está baixando, estando presente na versão de desktop e mobile da loja de apps do Android. A novidade certamente será bem vinda visto que os anúncios publicitários irritam boa parte dos usuários, ainda mais aqueles que dependem de versões gratuitas ou utilizam apps que somente possuem apps gratuitos e apresentam centenas de propagandas para os usuários.



A presença de um alerta a respeito da presença de publicidade era programada pela Google desde o ano passado, quando a empresa estadunidense alertou os desenvolvedores de aplicativos sobre a mudança, pedindo para que os mesmos criassem um aviso na tela de cadastro de seus aplicativos a respeito da presença ou não de propaganda.

Em suma, a Google irá colocar o alerta de publicidade em qualquer app que contenha um link externo que acabe por atrapalhar o uso do app pelo usuário. Entretanto, isso não quer dizer que todos os apps com propaganda receberão este alerta. Explica-se. Aqueles que contiverem publicidade em abas separadas, não apresentando links externos para seus usuários durante o uso, sem a consciência do usuário, como uma área ''mais apps'', que mostraria publicidade de outros aplicativos de uma empresa ou terceiros, não receberão o alerta.



A mudança não precisará de uma atualização, visto que a mudança foi realizada no servidor da Play Store, entretanto, nem todos os usuários conseguem visualizar o alerta sobre a publicidade ao tentar baixar um aplicativo, o que deve mudar em breve, algo confuso se levarmos em consideração que não é uma atualização e deveria passar a valer para todos os usuários.

Maria Luiza Mazzo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *