Baleia Azul – Perigos do Jogo e Alerta aos Pais



Jogo vem causando muita comoção na sociedade, sendo importante todo o esclarecimento e diálogo entre pais/responsáveis e filhos.

Que os pais de adolescentes sempre devem estar atentos a tudo que acontece com seus filhos, não é novidade. Afinal, o mundo fora do ambiente doméstico possui e oferece muitos riscos a esses jovens que ainda não têm a personalidade totalmente desenvolvida e assim acabam sendo influenciados por muitas coisas que nem sempre são positivas.

Especialistas, psicólogos, educadores estão em processo de alertar pais sobre a mais nova onda que está sendo disseminada na internet, que tem incentivado jovens de diversas áreas do Brasil a cometerem suicídio. Trata-se do jogo conhecido como Baleia Azul.



Para quem ainda não conhece o chamado jogo da “Baleia Azul”, é um jogo que vem sido passado aos adolescentes por meio de chats online, redes sociais e WhatsApp, em que são propostos 50 desafios, sendo o último deles o suicídio. Embora pareça loucura, alguns casos já vêm surgindo pelo país em que a polícia investiga mortes que podem estar ligadas a este jogo.

O jogo funciona da seguinte forma: os adolescentes recebem mensagens em suas redes sociais, em que os organizadores que também são chamados no jogo de “curadores” propõem os desafios, todos eles macabros. Assim, conforme as tarefas forem feitas as mensagens são trocadas e novos desafios são feitos. E gradativamente vão se tornando mais perigosos, acabando em morte.



Dentre os desafios propostos, que são 50, estão o envio de fotos ao assistir filmes de terror, cortes feitos no corpo, que acabou dando nome ao jogo, já que um dos desafios é desenhar no próprio corpo com estiletes, facas ou qualquer outro objeto cortante, o formato de uma baleia.

Leia também:  Harry Potter Wizards Unite - Requisitos, Onde Fazer o Download do Jogo

Segundo pesquisas realizadas, o jogo teve origem na Rússia no ano de 2015, quando foram relatados eventos desse tipo. Até hoje foram contabilizados cerca de 150 mortes motivadas pelo desafio.

As informações mais recentes apontam que ao menos dois casos já ocorreram no Brasil, o que faz com que o jogo da “Baleia Azul” seja encarado como um grande problema na sociedade.

Diante disso, pais e responsáveis por adolescentes, assim como professores devem estar atentos em relação ao comportamento desses jovens. Os conteúdos acessados na internet devem ser verificados. E o mais importante é que esse assunto seja dialogado em casa e na escola, pois a conscientização é processo muito importante para fazer com que desafios desse tipo não viralizem.

Por Sirlene Montes

Jogo Baleia Azul

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *