Fim do Android Nougat – Sistema dará lugar ao Android O



Versão de testes do novo sistema já está disponível para desenvolvedores.

A Google anunciou o fim do Android Nougat. Na página do programa beta, a companhia informou que não haverá mais versões de testes após a atual (7.1.2). Portanto, seu desenvolvimento está oficialmente encerrado. Dessa forma, todos os aparelhos que estão configurados para recebê-la já foram atualizados para a última versão pública.

Google deve se voltar para o Android O

Com isso, de agora em diante, a Google deverá se voltar para o Android O, que poderá ser distribuído em breve. Há rumores de que essa previsão é para ainda este mês, durante o Google I/O, evento voltado para desenvolvedores. O lançamento público deve ocorrer somente no terceiro trimestre deste ano, após quatro previews.



Sistema já se encontra disponível para profissionais

Desde 21 de março de 2017, o Android O está disponível na versão “Developer Preview”, ou seja, especificamente para que desenvolvedores possam testá-lo. Isso então significa que demais usuários ainda não podem visualizar suas principais funcionalidades ou podem se deparar com certa instabilidade, já que o software se encontra em na fase alfa. Além disso, a instalação da preview só pode ser feita de maneira manual, o que diminui a possibilidade de leigos no assunto acessá-la. Afinal, o desconhecimento técnico pode levar a problemas sérios no smartphone.

Próximas etapas

Durante a versão beta, o update será disponibilizado por “over-the-air” (OTA), podendo ser baixada automaticamente por Wi-Fi. Antes dessa fase, a Google ainda deve lançar uma segunda preview.



Para acessar a versão “Developer Preview” é preciso ter os seguintes aparelhos da companhia: Google Pixel XL, Google Pixel, Google Pixel C, Nexus Player, Huawei Nexus 6P e LG Nexus 5X. Ela pode ser baixada neste site: https://developer.android.com/preview/overview.html.

Leia também:  Samsung Galaxy Note 9 - Nova Atualização para Android 10 e One UI 2

Nesse caso, é preciso selecionar um dos modelos para poder realizar download.

Primeiras impressões

Na web, já é possível ter acesso a testes realizados por desenvolvedores ou especialistas que tiveram acesso à preview 1 ou versão inicial. Entre as novidades do Android O estão:

· Otimização de uso de energia.

· Mudanças de interface.

· Melhoria de conectividade em codecs Wi-Fi, NAN e Bluetooth.

· Picture-In-Picture (PiP) para smartphones.

Pelo visto, diversas mudanças e surpresas devem surgir ao longo dos próximos meses. Enquanto isso, só nos resta aguardar novas impressões a respeito do Android O.

Camilla Silva

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *