Atualização do Waze permite Gravar Voz de Orientação



Nova funcionalidade permite personalizar as vozes de orientação no aplicativo.

Para você que utiliza o Waze, aplicativo de navegação de trânsito, aqui vai uma novidade: uma atualização que até o momento era exclusiva dos Estados Unidos chegou recentemente ao Brasil. Agora a aplicação permite que você personalize as vozes de orientação. Assim é possível que você grave sua própria voz ou a de alguém conhecido para ajudar nas direções do caminho a seguir no trânsito.

Essa customização visa melhorar a experiência do usuário com o Waze. A inovação já está disponível tanto para smartphones com o sistema iOS quanto para Android.



Veja a seguir como fazer a gravação. O primeiro passo é abrir o app e clicar na lupa. Com o menu aberto, aperte na engrenagem para acessar as configurações. Em seguida, vá até as configurações avançadas e clique em “som e voz”. Selecione essa opção e acesse “gravador de voz”. Ative o gravador, confirme com “entendi”e grave as mensagens da maneira que desejar. Mas lembre-se de que a fala deve estar clara, próxima do microfone do seu dispositivo e relacionada com a original para não gerar confusão durante o trânsito.

Para ouvir sua gravação, aperte em “play”. Se não gostou ou tenha errado, clique em “cancelar”. Caso goste, aperte em “salvar”. Você pode excluir o orientação ao clicar no ícone da lixeira.

Por exemplo, ao iniciar o percurso tem-se: “tudo pronto. Vamos!”, “vamor começar – dirija com segurança”. Também é possível gravar mensagens referentes às distâncias, instruções como “vire à direita”, “na rotatória”. Os alertas de acidente, perigo, trânsito intenso e radar de velocidade e semafórico também estão disponíveis para salvar as falas. Além disso, você pode registrar “você chegou”, “recalculando”, “e então”. A duração das mensagens tem mínimo de 3 segundos e máximo de 6 segundos.



Caso não grave todos os comandos, a voz a ser aplicada será a padrão do aplicativo que você escolher.

O aplicativo de mapas já disponibilizou as vozes dos Pinguins do Filme Madagascar, de Fábio Porchat, de Morgan Freeman, do robô C-3PO da saga Star Wars, entre outros personagens e famosos. Em português há duas opções, uma para voz masculina e outra feminina. Mas certamente o passeio será mais divertido com a sua personalização.

Melisse V.





Postar Comentário