Fim do MP3 – Licenciamento do Formato chega ao Fim



Instituto responsável pela criação do formato anuncia o encerramento do Programa.

O surgimento de novidades tecnológicas ocorre todos os dias, sendo que algumas simplesmente não emplacam, outras duram para sempre e outras permanecem por um tempo e logo depois são substituídas e até esquecidas, como é o caso do MP3.

Embora esse termo possa resultar em estranhamento por parte de muitos jovens de hoje, na década de 90 até o ano 2000 todo jovem sabia do que se tratava e na realidade se utiliza muito dele.



Pra quem não conhece ou não se lembra do MP3, ele era um formato de músicas que foi sensação dessa época. Em um simples CD era possível gravar mais de 100 músicas, o que era muito bom pois em um único disco era possível reunir músicas de 4 ou 5 CD’s.

Além disso, nessa mesma época surgiram os dispositivos de MP3, que eram aparelhos bem pequenos que substituíam os walkmans, que funcionavam ainda com fita cassete ou CD’s comuns.



O MP3 era muito popular, pode–se dizer que a cada 10 jovens, 7 possuíam um desses aparelhos, que eram pequenos, leves e eram capazes de reunir muitas coletâneas. O que podia ser levado a qualquer lugar, como passeio de bicicleta, caminhadas, na escola, no trabalho.

Esse formato MP3 não era somente exclusividade dos “mini walkmans”. Na década de 90 ele passou a fazer parte da maioria de dispositivos de áudio em de todo o mundo, permanecendo forte por mais de uma década.

Mas, como já dizia o ditado “Não há mal que nunca se acabe , nem bem que nunca termine”, o MP3 aos poucos foi sendo substituído por formatos mais novos e os serviços de streaming ganhando cada vez mais espaço. Fato que levaram o MP3 a ser oficialmente encerrado, se tornando agora apenas um marco na história da indústria da música.

Leia também:  Android P - Novidades e Características do Novo Sistema Operacional

O mesmo instituto que o desenvolveu e licenciou várias patentes, o FIIC, acaba de informar que a partir de agora não haverá mais licenciamentos do MP3, pois o Programa foi encerrado.

Nesse sentido, os aparelhos fabricados a partir de agora não oferecerão mais a reprodução do formato MP3. Contudo, para quem possui CD’s, músicas salvas no computador ou ainda o dispositivo móvel, estes poderão ser usados normalmente.

E agora que venham novos formatos que ofereçam mais praticidade e qualidade de som que o MP3 um dia nos ofereceu.

Sirlene Montes

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *