Perigo de recarregar a bateria do celular em locais públicos



Especialistas de segurança advertem o risco de recarregar a bateria em lugares públicos.

No mundo contemporâneo, o smartphone não serve apenas como meio de comunicação. Ele é também nossa forma de nos distrairmos e, muitas vezes, por onde trabalhamos. Sendo assim, é muito comum atualmente que em todo lugar tenha uma tomada para recarregar a bateria que cisma em sempre acabar quando mais precisamos. Aeroportos, cafés, livrarias e até em ônibus e metrô, tem tomada para o celular ser carregado.

Embora pareça um hábito muito útil, funcional e inofensivo, especialistas em segurança advertem que não é bem assim. O ponto é que qualquer hacker pode ter passado pelo seu ponto de recarga antes de você e usar-se disso para que, quando você conectar seu celular ou tablet, informações sejam extraídas de seu aparelho.



Fora isso, utilizar um cabo USB para carregar o celular conectando-o em um tablet ou computador desconhecido, também pode ser uma má ideia. A empresa de segurança cibernética Kaspersky (sim, a mesma do antivírus), advertiu que os celulares deixam expostos praticamente todos os dados do usuário quando estão conectados a algum desses aparelhos, num movimento que, para os técnicos, chama-se “aperto de mão”. Portanto, é bom repensar antes de fazer uso desse meio de recarga de bateria.

O que acontece nesse aperto de mão, é que, durante a conexão, o aparelho celular passa através do cabo USB todas as informações contidas nele para o computador no qual está conectado. É como se o smartphone contasse para a máquina cujo USB está conectado, todas as informações sobre ele, fazendo uma apresentação com seu nome, modelo, número de série, fabricante, sistema operacional e, em alguns casos, até a lista de arquivos que possui.

Leia também:  Galaxy A90 - Novas Imagens confirmam Tela Sem Notch


Neste ponto, é muito fácil monitorar tudo que acontece neste aparelho, usando a identificação dele. Pode ser que alguns malwares se instalem, impedindo que você use seu aparelho ou mesmo que se disfarcem de páginas oficiais para roubar dados bancários.

Da próxima vez que você avistar uma tomada pública, pense melhor. Talvez você não esteja tão longe de casa assim.

Por Carolina B.

Recarregar celular

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *