Onde Descartar Lixo Eletrônico no Rio de Janeiro (RJ)




Veja aqui onde descartar o seu lixo eletrônico na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Não é novidade para ninguém que nos dias de hoje, devido a globalização, ficou mais fácil para as pessoas consumirem bens não duráveis. Isto é, existe uma lógica capitalista que, por meio de propagandas, planta nas pessoas a necessidade de adquirir um bem que na verdade ela nem precisa. E não é só isso, inúmeras empresas utilizam na fabricação dos produtos materias de pouca duração. Com isso, estragam mais rapidamente e o conserto fica muito mais caro que o produto novo. Dessa forma, reinicia-se o ciclo e as empresas ficam ainda mais milionárias.

É muito comum ainda comprovar essa situação no consumo de bens eletrônicos. A ascensão da tecnologia e o aumento da sua acessibilidade por pessoas de praticamente todas as classes sociais aumentou na mesma proporção que o aumento no processo de produção de lixo.


Dessa forma, as pessoas da ''Modernidade Líquida''- período em que tudo é feito com prazo para acabar – como dizia o sociólogo Zygmunt Bauman, são praticamentes alienadas quando se trata da produção do próprio lixo e ainda mais seu descarte.

Desse modo, inúmeras pessoas fazem o descarte do lixo de forma errada, o que já é ruim o bastante. Entretanto, há pessoas que não sabem ou têm preguiça de fazer o descarte correto do lixo eletrônico.

Essa atitude de passividade, além de ser um desrespeito com a o meio ambiente, pode causar inúmeros danos no solo e consequentemente, impactos ambientais que poderão ser sentidos pelas futuras gerações.


A cidade do Rio de Janeiro, também conhecida como Cidade Maravilhosa, com toda a sua exuberância natural, repudia que seus cidadãos descartem seus lixos eletrônicos junto com os demais e em qualquer lugar.

Pensando nisso, há pontos de descarte por toda a cidade. Portanto, caro leitor carioca, convido a você a conhecer os postos de descartes e, caso seja necessário, aprender a reeducar sua consciência em relação ao lixo.

As empresas Nokia, Motorola, Philips, Dell, Sony, Hp e Canon oferecem postos de descartes para pilhas, baterias e outros em todas as lojas filiais que possuem.

Além disso, o supermercado Carrefour também possui um espaço para esse descarte.

Existe ainda a Cempre, Centro Empresarial para Reciclagem, especializada para esse tipo de serviço e a Ong PC Vida, que de forma gratuita recolhe nas casas e empresas os materiais que precisam ser resgatados.

Sirlene Montes





2 respostas para "Onde Descartar Lixo Eletrônico no Rio de Janeiro (RJ)"

  1. Boa noite moro em Guapimirim e estou precisando desfazer de aparelhos eletrônicos tipo televisores fora de linha , dvds ,video cassete , não quero jogar em terrenos baldios como eu tenho visto , consultei o meio ambiente do municipio e não souberam me esclarecer .
    Pergunto o que eu faço ?

Postar Comentário