Como Diminuir o Consumo de Dados de Internet no Celular



Saiba aqui como configurar os dados do celular para reduzir o consumo de internet.

Se você é do tipo de pessoa que gosta do mundo moderno, certamente possui um smartphone ou pretende ter um. Entre todas as utilidades de um celular desses, a mais usada, sem dúvida, é a internet. Embora quase todo mundo tenha acesso à internet wi-fi atualmente, nem sempre conseguimos nos conectar a alguma rede, e é nessa hora que os dados móveis são essenciais.O problema com a internet móvel é que os pacotes fornecidos pelas operadoras brasileiras são muito limitados e a conexão tende a ser ruim. Alguns aplicativos consomem mais dados que outros e existem formas de diminuir esse consumo. Nas configurações do seu celular, é possível limitar o uso de dados nos aplicativos que mais consomem internet móvel.

1. Com os dados móveis ativados, abra as configurações do dispositivo e vá em “conexões”.



2. Acesse a aba “uso de dados” e selecione a caixa “definir limite de dados da rede celular”.

3. Abaixo disso, defina o “ciclo de uso dos dados”, ou seja, o período de tempo que você pretende usar seu pacote.



4. Determine o máximo de internet que você possui e em que nível deseja receber o aviso de que seus dados estão acabando.

5. Nessa mesma janela, selecione os aplicativos que mais consomem, como Instagram e YouTube, e clique na caixa “restringir dados de segundo plano”. O mais indicado é não usar essa ferramenta com o app Play Store, pois pode prejudicar o funcionamento de outros aplicativos que dependem dele.

Google Chrome

Celulares com o sistema operacional a partir do Android 7.0 possuem o Google Chrome como navegador padrão, onde é possível ativar a “Economia de Dados”.

Leia também:  Vivo X21 UD 2018 - Análise e Teste

1. Abra o Chrome e clique nos três pontinhos no canto superior direito, o menu.

2. Vá em “configurações” e depois em “economia de dados”. Basta apertar o botão para ativar esse recurso.

Facebook

O melhor modo de economizar sua internet móvel usando o Facebook é acessar o site pelo navegador ao invés do aplicativo, mas se você prefere usar o app, existem algumas formas de reduzir o consumo de dados.

1. Abra o aplicativo e vá até o menu, nos três tracinhos do canto superior direito.

2. Desça até a opção “configuração de aplicativos”.

3. Clique em “reprodução automática” e selecione a janela “apenas em conexão wi-fi” para que os vídeos não sejam reproduzidos automaticamente com dados móveis.

4. Volte nas configurações e desative a sincronização e a opção “melhore as fotos automaticamente”.

WhatsApp

Baixar fotos, vídeos e áudios utilizando os dados móveis da operadora faz com que sua franquia acabe muito rápido. Para minimizar esse problema, basta configurar o aplicativo para realizar downloads somente via wi-fi.

1. Abra o WhatsApp e selecione o menu, aqueles três pontinhos no canto superior direito.

2. Vá até “configurações” e clique em “uso de dados”. Desmarque todas as mídias da opção download automático com rede de dados.

3. Na mesma página, em configuração de chamadas, marque a caixa “reduzir uso de dados” para que a sua franquia seja utilizada de forma reduzida durante as ligações.

Google Play Store

O aplicativo Play Store é responsável pelas atualizações do celular, que acontecem automaticamente. O ideal é que você ative as atualizações automáticas apenas via wi-fi.

1. Abra o aplicativo e selecione o menu, no canto superior esquerdo.

2. Acesse a aba “configurações”.

3. Na opção “atualizar apps automaticamente” selecione “somente wi-fi”. Depois de utilizar essas dicas, sua experiência com o uso de dados móveis certamente vai melhorar. Além de tudo isso, você ainda pode desativar a sincronização automática de contas ou ferramentas que não são utilizadas com frequência. Se preferir, baixe aplicativos específicos para gerenciar sua internet móvel enquanto você navega com mais tranquilidade.

Leia também:  SanDisk Ultra Dual Drive USB 3.0 - Novo Pendrive com Suporte para Smartphones

Fabio Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *