Antivírus Android – App realmente é Necessário no Celular?

  

  

Saiba aqui se existe mesmo a necessidade de ter um antivírus instalado em seu celular Android.

Na época em que os computadores dominavam o mercado, a regra era ter sempre um bom antivírus instalado, configurado corretamente e que fosse atualizado todos os dias. Com a chegada dos smartphones muita gente acabou esquecendo este importante costume e hoje quase não se encontra um aparelho protegido das pragas virtuais. Muitos alegam que não precisam ter um antivírus no smartphone, já que usam somente para joguinhos ou redes sociais. Mas será que isto é verdade? Há casos em que um smartphone Android não precisa de antivírus?

Hoje em dia as pessoas passam boa parte do tempo de olho na telinha do celular. Usam o WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter, aplicativo para dieta, agendas, entre mais uma série de APPs. Os celulares estão tão presentes em nossas vidas que ficamos muito mais tempo com eles do que na frente do computador.


Os hackers já perceberam isto e os vírus para smartphone são produzidos aos milhares e cada vez mais perigosos. Como a mídia sempre traz alguma notícia a respeito destas invasões, tem sido comum as pessoas procurarem por aplicativos de antivírus, na expectativa de ter mais segurança no aparelho.

Não há uma resposta definitiva sobre a necessidade ou não de se instalar um antivírus no celular, cada pessoa deve analisar a sua situação, por exemplo, se você tem um celular para para divertir os filhos pequenos, onde são exibidos vídeos de bichinhos e games infantis, então não se preocupe com as pragas virtuais.

Mas se você acessa suas redes sociais ou até mesmo sua conta bancária, então há motivos para se preocupar e ter um antivírus instalado poderá lhe ajudar a evitar uma série de transtornos.

  

Outro ponto importante que deve ser observado é de onde você baixa os aplicativos. O Google tem uma loja onde todos os APPs que são disponibilizados, antes passam por uma criteriosa averiguação, justamente para que os clientes possam baixar os programas com tranquilidade, na certeza de que eles estão livres dos vírus. Mas se você baixar um aplicativo fora da loja do Google, então estará aumentando bastante a chance de ter o seu celular infectado.

Se o usuário só instala aplicativo da Play Store, então nem precisa ter um antivírus no celular, pois estará agindo de forma correta, não colocando seu aparelho em risco. Mas não vamos nos esquecer daqueles casos em que a pessoa só baixa APP da loja oficial do Google, mas recebe muitos arquivos pelas redes sociais ou WhatsApp e vai clicando em todo link que lhe é enviado. Neste caso as chances de pegar um vírus é grande, então é bom ter o antivírus instalado.

Vamos levar em consideração um outro problema que é a falta de espaço nos celulares. Nem todo mundo consegue comprar um top de linha e o jeito é se contentar com um modelo intermediário ou de menor valor. Estes aparelhos costumam ter uma configuração satisfatória, que atende a maioria das pessoas, porém, o espaço para armazenamento interno é muito pouco e ficar instalando muitos aplicativos acabará fazendo com que logo não haja mais local para salvar uma música, foto, ou outro arquivo. O antivírus ocupa um bom espaço e a medida que vai sendo atualizado, fica ainda maior.

Quem tem um celular com pouco espaço interno deve evitar instalar muitos aplicativos e deixar o antivírus de fora é uma boa solução, mas aí é preciso ter consciência que o aparelho não estará protegido, então é bom tomar cuidado redobrado ao baixar algum arquivo ou visitar sites.

E lembre-se que até para baixar um antivírus é preciso ter cuidado, pois muitos aplicativos que dizem ser de proteção, na verdade servem para espionar o usuário, então faça uma pesquisa na loja do Google, confira os comentários deixados por quem já baixou os programas e sempre escolha entre aqueles que são mais populares, de empresas que há anos estão neste mercado, assim o risco será menor.

Por Russel





Postar Comentário