Burn In – Como Resolver Fantasmas na Tela do Celular


  

Saiba aqui como resolver o problema de fantasmas na tela de seu celular.

Você já percebeu alguma mudança nas imagens exibidas pelo seu telefone? Algo como resquícios de outras imagens na imagem principal, ou mesmo alguma sombra exibida na tela enquanto você estava utilizando o aparelho? Caso a sua resposta para essa pergunta seja sim, talvez o seu telefone celular esteja sofrendo de um problema denominado “burn-in”.

Você nunca ouviu falar esse fenômeno? Já ouviu falar, mas não sabe o que ele significa?: Calma! Muita gente não possui esse conhecimento sobre o assunto. Mas caso você queira saber o que esse problema traz para o seu aparelho e como proceder para resolver, acompanhe esse post até o final! Aqui iremos lhe contar tudo sobre o efeito burn-in. Confira a partir de agora!

Conheça o “burn-in” e afaste-se do que pode assombrar a tela do seu smartphone!

O efeito burn-in, como já foi dito na introdução do artigo, é um problema que afeta as imagens reproduzidas pelo celular, prejudicando assim a visualização e utilização do telefone celular. Ligado diretamente aos problemas de hardwares do aparelho, o burn-in prejudica principalmente as telas tipo AMOLED. Esse tal problema de visualização está relacionado aos compostos de fósforo presentes na tela do celular que, a partir do momento que o efeito burn-in dá as caras, passam a não trabalhar devidamente.

Esses compostos de fósforo são os responsáveis para transmitir a luz necessária para que o usuário enxergue com perfeição as imagens emitidas. Porém, depois de um certo tempo, esses compostos podem perder a intensidade e assim apresentar defeitos permanentes, um exemplo super comum causado pela falta de intensidade dos compostos de fósforo são as manchas na tela do smartphone.

Uma das coisas que pode causar esse envelhecimento precoce dos compostos é a reprodução de uma única imagem por um longo período de tempo no mesmo local. Quando a imagem muda, é certo que os pixels fiquem desgastados pelo dito “esforço” de reproduzir uma imagem por um longo período de tempo. Uma dica para garantir que isso não aconteça é evitar deixar o seu telefone ligado e parado na mesma tela por muito tempo.

Como identificar o burn-in no seu telefone?

É muito simples perceber o aparecimento do efeito burn-in no seu telefone celular. Basta reparar se há algumas manchas, sombras ou “fantasmas” durante qualquer exibição no seu smartphone.




Além disso, você pode fazer uso de alguns apps que podem lhe ajudar no diagnóstico. Um dos aplicativos mais conhecidos nesse segmento é o Screen Burn-in Tool, disponível na PlayStore (loja de apps Android). Infelizmente ainda não há aplicativos desenvolvidos diagnosticar esse problema em iPhones, por isso, caso você possua um, fique de olho na tela do seu celular e tente perceber quaisquer manchas na exibição.

Como resolver o problema de burn-in no seu telefone?

Pode ser que o problema de burn-in no seu telefone não tenha solução a não ser com a troca do display, ou outras peças relacionadas, mas uma dica é tentar, primeiramente, utilizar aplicativos para tentar resolver o problema.

Um app ótimo para esse caso de burn-in é o AMOLED Burn-in Fixer, o qual força os pixels desgastados a trabalhar de maneira ideal, assim eles passam a fornecer as cores corretas. Esse processo de rejuvenescimento de pixels pode levar até 30 minutos para ser concluído de forma correta.

Outra opção de aplicativo é o Screen Adjuster Free, esse programa mexe diretamente nas configurações do telefone, aumentando e diminuindo a intensidade das cores. Dessa forma, usando esse aplicativo, você deve fazer o ajuste manual de intensidade de cores até que o problema de burn-in seja resolvido.

Carolina B.






Postar Comentário