Como Descobrir IP Interno e Externo do Computador


  

Saiba aqui como descobrir o número do IP do seu computador.

O Endereço de Protocolo da Internet, ou IP (do inglês Internet Protocol), é uma forma única de identificação para cada computador, ao conectá-lo em uma rede. É semelhante a um documento de identificação para os seres humanos, como, por exemplo, o CPF. Dessa forma, saber este número pode ser útil em muitos momentos da sua navegação ou em casos de eventuais problemas técnicos, como para usar programas de acesso remoto, descobrir algum tipo de fraude, saber se há alguma outra máquina intermediando a conexão com a internet, entre muitos outros exemplos.

A máquina recebe um endereço de IP interno, desde a primeira vez em que o computador é conectado a uma rede, e um de IP externo, a partir do momento em que o usuário inicia a navegação em rede. O segundo pode ser identificado tanto no computador, quanto no equipamento que fornece o acesso à internet. O número do endereço de IP, na versão 4, é formado por 4 blocos de números.

Quer descobrir qual IP o seu computador está fazendo uso neste instante? Veja a seguir alguns passos a seguir para ter acesso ao número de IP externo e interno do seu computador.

Endereço de IP Externo

O endereço de IP externo pode ser usado como uma forma para descobrir se um aparelho está conectado à internet. Por isso, é um tipo de endereço único, mas que apresenta certo dinamismo, pois não existe mais de um computador conectado que esteja a apresentar o mesmo endereço de IP e também pode ser alterado o número de IP do modem.

Portanto, existem diversos sites que servem para descobrir em poucos segundos o endereço de IP externo que a sua conexão está usando. Dentre eles, pode se destacar o site Meu IP, pois basta acessá-lo que já será exibido na tela principal o número de IP.

Endereço de IP Interno

Já o endereço de IP interno pode ser utilizado para identificar se um aparelho, tanto computador, quanto tablet ou celular, está conectado a uma rede interna, também conhecida como Intranet (que é um tipo de rede de conexão privada e de uso exclusivo de um local, como, por exemplo, a rede de uma empresa).

Ele pode estar configurado tanto como fixo quanto sendo gerenciado pelo modem ou roteador. Este último faz com que sejam evitados conflitos, pois evitaria haver mais de uma máquina com o mesmo número de IP.

Veja a seguir alguns passos a seguir para que se encontre o número de IP interno.

Para Windows 8

  • Primeiramente, vá à tela inicial e clique com o botão direito do mouse em cima da janela do Windows (que fica no canto inferior esquerdo) e abra o “prompt de comando”;




Para as outras versões do Windows, basta usar as teclas “Windows + R”, em seguida, digitar o comando (sem aspas) “cmd” que será exibido o IP.

  • Após ter feito o primeiro passo, dentro da janela do Prompt de Comando, digite, sem aspas, “ipconfig” e pressione enter. Logo o IP interno do seu computador aparecerá na aba “endereço IPv4”.

Para MAC (Apple)

  • O usuário pode começar abrindo as configurações do MAC, clicando no menu da maçã e, em seguida, clicando em “preferências do sistema”;

  • Quando for direcionado para a janela de configurações, deve-se clicar em “rede”;

  • Depois disso, selecione o tipo de conexão que o seu computador se encontra, na lateral esquerda da janela e, por fim, veja qual é o endereço de IP informado em “descrição da conexão”.

Gostou de saber mais sobre o IP interno e externo de seu computador? Não se esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos e ensiná-los a ter acesso ao número do IP do computador.

Aurenivia Alves Pereira






Postar Comentário