Como Encontrar Aplicativos Espiões no Celular




Saiba aqui o que fazer para encontrar aplicativos espiões em seu celular.

Hoje em dia é praticamente impossível ficar sem os aplicativos no celular. E existem aplicativos para quase tudo. São joguinhos, mensagens instantâneas, redes sociais e outros apps indispensáveis. A tecnologia possibilita que serviços importantes caibam na palma da mão. Atualmente, milhares de pessoas fazem movimentações bancárias através do app de seu banco, evitando filas e economizando o precioso tempo.

Infelizmente, entre tantas vantagens, existem alguns pontos negativos. O principal deles é a perda da privacidade. As pessoas nunca estiveram tão vulneráveis quanto estão agora. Mesmo com tantos meios de proteção, ninguém está completamente seguro atualmente. Hackers e aplicativos espiões podem captar nossas informações com facilidade.


Aplicativos espiões

Quando você baixa qualquer tipo de aplicativo em seu aparelho celular, você precisa conceder algumas permissões para que o app seja instalado. No entanto, quase ninguém presta atenção no que está sendo exigido e acaba permitindo que o app tenha acesso a uma série de informações.

Além disso, alguns apps podem estar em outro idioma e isso acaba dificultando a compreensão dos termos de uso. Não muito raro, os usuários ignoram a parte burocrática e seguem com a instalação do app sem culpa. Esse comportamento dá livre acesso aos aplicativos espiões e pode trazer danos irreversíveis.

A maioria dos apps espiões entram em seu dispositivo de forma sutil e silenciosa. Aliás, em muitos casos, eles são instalados com seu consentimento. Em poucos minutos, esses apps podem uma varredura em sua lista de contatos, senhas e até mesmo em fotos e documentos armazenados.


Aplicativos espiões nem sempre representam ameaça. Nem tampouco significa que hackers estejam por trás deles. Geralmente, aplicativos espiões são criados com a finalidade de traçar um perfil comportamental dos usuários. O Facebook, por exemplo, salva suas preferências de navegação e te apresenta produtos de acordo com o seu perfil.

Tirando a publicidade indesejada, conforme dissemos, a maioria dos aplicativos espiões não trazem nenhum risco. No entanto, é sempre bom ter cautela na hora de baixar um novo app. Existem muitos programas maliciosos que podem danificar seu celular, tablet ou computador, além de roubar senhas e informações financeiras.

Como se proteger dos Aplicativos Espiões

A melhor forma de se proteger contra os riscos dos aplicativos maliciosos é a prevenção. Vale a pena pesquisar a opinião de outros usuários a respeito do aplicativo. Além disso, o usuário deve priorizar a utilização de aplicativos que estejam disponíveis nas lojas oficiais.

Caso você queira ter certeza de que não está sendo vigiado, existem aplicativos que fazem o serviço de rastreamento para você. É o caso do Hidden Apps, um aplicativo criado com a finalidade de encontrar aplicativos espiões em seu dispositivo.

O Hidden Apps é um programa que pode ser encontrado no Google Play. Basta instalar o aplicativo e executar em seu celular. O Hidden Apps irá carregar uma lista de aplicativos que estejam se comportando de forma suspeita. Caso você encontre algum aplicativo indesejado, o Hidden Apps oferece a opção de desinstalar.

Alguns aplicativos não podem ser desinstalados pelo aplicativo, mas você pode fazer a desinstalação manualmente, acessando as configurações do celular. Outra forma de desinstalar apps indesejáveis é realizando a restauração das configurações de fábrica. No entanto, antes de optar pela restauração, é extremamente necessário fazer um backup.

Vale lembrar, porém, que alguns aplicativos são essenciais para o funcionamento do sistema operacional do dispositivo e, por esse motivo, não devem ser deletados. Se você desconhecer a funcionalidade de algum programa, o ideal é buscar informação a respeito dele, antes de fazer a desinstalação.

Para a maior parte das ameaças presentes nas redes, a melhor saída é sempre o bom e velho antivírus. Nas lojas oficiais existem muitas opções e eles são muito eficientes no combate a diversos tipos de invasores.

Kátia Elaini Pereira da Silva





Postar Comentário