Falsos Aplicativos de CNH Digital e IPVA





Golpe busca direcionar usuários a anúncios publicitários.

O aplicativo da carteira digital de trânsito foi desenvolvido e é distribuído pelo Serviço Federal de Processamento de Dados. Ele deve ser disponibilizado para todos os brasileiros em breve. Além da CNH, os usuários também terão acesso ao CRLV em um só app.

O aplicativo da CNH digital já está disponível para motoristas que possuem o novo modelo de CNH impressa. Nessa versão, a CNH vem com o QR CODE e após realizar cadastro no Denatran, os condutores poderão baixar o aplicativo gratuitamente nas lojas oficiais do Google e Apple. Entretanto, os usuários precisam tomar muito cuidado com falsos aplicativos que oferecem o serviço e maneira enganosa.




Aplicativos falsos de IPVA e CNH digital tiveram mais de 17 mil downloads na Play Store

Na busca pelos aplicativos oficiais, milhares de usuários foram levados ao erro. Golpistas cadastraram aplicativos de CNH e IPVA falsos com o objetivo de direcionar os usuários a anúncios publicitários.

Mesmo com a confiabilidade do Google Play Store, os chamados adwares conseguiram enganar cerca de 17 mil usuários, segundo dados da própria Play Store. Esses programas não corrompem e não causam grandes danos no sistema dos dispositivos, mas a propaganda excessiva pode deixar o aparelho mais lento, consumir o pacote de dados, diminuir o tempo da bateria, entre outros problemas.


A fabricante do antivírus Kaspersky Lab identificou os programas falsos e eles foram excluídos pela Play Store. A recomendação para quem baixou e mantém esses adwares no celular é para que essas pessoas desinstalem esses programas imediatamente.

Atualmente muitos serviços como este podem ser executados por meio de dispositivos móveis. Os aplicativos têm facilitado muito a vida da maior parte da população mundial. No entanto, entre os benefícios da era digital, os usuários desses apps precisam estar atentos às ciladas.

IPVA não possui aplicativo único

Por se tratar de uma cobrança estadual, o IPVA não possui um aplicativo único que permita a consulta. Por isso, é de responsabilidade de cada estado definir as regras para consulta e pagamento do imposto. Alguns estados como São Paulo, por exemplo, ainda nem têm aplicativo de IPVA.

Para a maioria dos estados, o boleto para pagamento pode ser retirado pelo site dos bancos autorizados ou pelo site dessas instituições. Proprietários de veículos devem se informar sobre como é feita a cobrança do IPVA no estado em que reside.

Como identificar aplicativos falsos

No caso dos falsos aplicativos de IPVA e CNH digital, um erro no nome do distribuidor denunciava a fraude. Os golpistas utilizavam uma conta com o nome de Ministério da Tecnologia, mas o nome correto é Ministério da Ciência e Tecnologia. Mesmo assim, conforme já ressaltamos, o Ministério da Ciência e Tecnologia não é o responsável pelo aplicativo da CNH digital, e sim o Serpro.

Erros grosseiros como este podem ser facilmente detectados em aplicativos falsos. A melhor forma de evitar o engano é pesquisando a respeito do aplicativo que será baixado. Além disso, adwares se comportam de maneira diferente dos aplicativos credenciados.

Geralmente, esse tipo de app possui um número muito maior de anúncios do que os apps credenciados. Esses anúncios são expostos de forma abusiva e excessiva e o usuário poderá notar lentidão no dispositivo. Em alguns casos, o celular pode até travar.

A opinião de outros usuários também é muito importante. A avaliação dada por pessoas que baixaram o app poderá esclarecer se o aplicativo atende aos objetivos a que se propõe. O direcionamento automático para outras páginas também é outro motivo para a desconfiança.

Os usuários de aplicativos devem desinstalar programas sempre que encontrar divergências entre a descrição do app e o que está de fato sendo oferecido.

Kátia Elaini Pereira da Silva





Postar Comentário