Teste de Velocidade do 4G no Brasil 2018 – Pesquisa Open Signal




Porto Alegre é considerada a cidade com melhor sinal no país.

Muito tem se falado na velocidade do 4G. A todo o tempo as marcas de aparelhos celulares, computadores e televisores falam das vantagens de conexão dessa nova tecnologia, que oferece navegação rápida e eficaz. Ao ouvir o que se trata é realmente muito interessante e atrativo, porém, a realidade dessa tecnologia no Brasil não é bem lá essas coisas que anunciam.

Quem nunca parou para baixar uma música, assistir um filme, um série favorita e esbarrou em uma conexão lenta? Na realidade a tecnologia 4G do Brasil pode ser considerada inconsistente, uma vez que chega a variar em até 15 Mbps, o que segundo os especilistas é bastante, sendo que essa variação chega a acontecer em um único dia.


Quem mediu e fez essa afirmação nesta última semana foi a Open Signal, um renomada empresa que atua aferindo a velocidade da Internet móvel em todo o mundo.

De acordo com a organização, foi observado que a internet móvel oferecida aos brasileiros conta com muitas oscilações na rede, o que geralmente tem relação com o horário em que se está conectado.

Para que a pesquisa fosse realizada foi levado em conta a Experiência da Velocidade dos Downloads dos usuários, sendo estes localizados em diferentes municípios, dentro de um período de 24 h.


Um dos destaques desta pesquisa é Porto Alegre, onde o 4G pode ser considerado o mais rápido no país, mesmo apresentando essa variação de velocidade ao longo do dia. Em contrapartida, temos Manaus, cidade considerada pela pesquisa como a que possui pior taxa de download em termos de velocidade.

A pesquisa revelou um gráfico onde alguns lugares são representados e dessa forma encontramos Brasília, cidade que apresentou o maior índice de oscilação da velociadade 4G. Os números apontam que dentro de um dia a diferença chegou em até 15,4 Mbps. De igual forma, nos momentos em que a navegação estava mais lenta os números subiram para 19,2 e nas horas de maior velocidade chegaram a bater 34,7 Mbps.

Ainda de acordo com o gráfico, a cidade de São Paulo também apresentou uma variação na velocidade dos downloads bastante alta, sendo 15,2 Mbps.

Uma observação que deve ser considerada é a de que em todos os municípios brasileiros ocorreu uma baixa na velocidade, principalmente nos horários que vão das 18h às 19. Ou seja, no horário em que as pessoas geralmente estão chegando em suas casas, depois do trabalho, universidade, entre outra.

Contudo, somente a cidade de Porto Alegre ganhou destaque neste ponto, apresentando 21,3 Mbps mesmo estando no horário considerado de pico.

Essa questão da flutuação da Internet móvel ao decorrer do dia pode ser considerada prejudicial, principalmente nas tarefas de reprodução de vídeos e de músicas, que exigem que a velocidade seja constante.

Os dados desta pesquisa ainda revelam que as operadoras de 4G que atuam no Brasil ainda precisam avançar muito antes de anunciar a oferta de uma internet que permita uma experiência significativa aos usuários brasileiros. O desafio que essas empresas possuem é de nos horários de pico, onde o número de acessos é superior aos demais horários, oferecer uma internet de qualidade, assim como é nos horários em que a demanada é menor.

Mas, os brasilieros não devem desanimar em relação à navegação na internet que nos horários em que mais precisamos se apresenta lenta. Aos poucos, com um pouco mais de investimento em recursos tecnológicos, essas empresas fornecedoras da tecnologia 4G vão conseguir cumprir com o que já prometem e vendem. Se antes estávamos na tecnologia 3G, em pouco tempo poderemos contar com o 4G em sua íntegra e assim todas as cidades brasileiras poderão estar em igualdade. Até lá, resta aos navegantes um pouco mais de paciência na hora de acessar a internet e fazer um download.

Ana Paula





Postar Comentário