Samsung Galaxy A80 – Primeiro Smartphone com Câmera Rotativa





Modelo intermediário deve chegar às lojas no final de maio de 2019.

Após os mais diversos rumores ventilados nas últimas semanas e da mudança de nome, finalmente a Samsung apresenta o seu mais novo lançamento: o Galaxy A80 chega com um recurso bastante esperado que seja a sua câmera rotativa, conceito que de acordo com a Samsung é o primeiro no mundo dos smartphones.

Apesar de sua boa configuração (que vamos citar mais para frente) o grande destaque neste aparelho é a sua câmera rotativa. Com isto, as câmeras traseiras poderão ser usadas na frontal quando o usuário decidir, apenas acionando elas com um simples toque em um botão na tela.




Com as câmeras “escondidas” temos uma tela quase sem bordas, sem nenhum recorte, podendo seu vidro chegar às extremidades. É um recurso que se funcionar com o planejado deve despertar a atenção de outras fabricantes.

Câmeras impressionantes

O celular chega com incríveis três lentes: a principal tem resolução de 48MP, sendo a secundária de 8MP e a terceira uma lente 3D TOF. Esse sensor de três dimensões utiliza os pixels da câmera para criar um efeito 3D. É basicamente uma lente que utiliza técnicas de voo para distanciar a câmera do objeto em que se necessita registrar. Algo bastante similar ao que a Apple faz com o Face ID.


Especificações técnicas

Apesar de parecer que o único recurso interessante são as suas câmeras, as configurações também chamam a atenção. Podemos ter aqui algumas similaridades com os topos de linha lançado pela fabricante este ano como o S10E, S10 tradicional e S10 Plus, mas não se engane: o A80 é apenas um aparelho intermediário.

O processador embarcado nele é o Snapdragon 730, processador de 8nm apresentado para este ano e que tem como foco o suporte para várias câmeras. São oito núcleos de processamento, sendo seis deles operando em baixa frequência (1,7 GHz) para tarefas básicas e outros dois trabalhando a frequência mais elevada (2.2 GHz) para tarefas que demandam maior desempenho.

Aliados ao processador desta nova geração estão presentes 8GB de memória RAM. O número desta memória rápida deixa o A80 em vantagem quando citamos os modelos intermediários com recursos mais diferenciados comparando com os intermediários tradicionais. O valor apresentado aqui se assemelha bastante ao modelo lançado na categoria de celulares avançados, porém, com um processamento um pouco mais simples. E sim, vai dar conta da grande maioria das aplicações ofertadas na loja e segurar o bom desempenho por um tempo considerável.

Acompanhado da memória RAM temos por aqui um espaço interno de 128 GB, espaço que contém o sistema operacional e seus aplicativos padrões e aquele dedicado para o usuário. Apesar de ser um celular intermediário, o A80 nesta geração não contará com slot para expansão de espaço interno, contando apenas com aquele instalado de fábrica pela Samsung. Apesar disto, veremos uma variante com dois cartões para operadora e uma variante com apenas um cartão para operadora.

Por falar em sistema operacional, ele chega com o Android 9.0 atualizado, incrementado com a nova interface chamada ONE UI. Ela foca pela otimização com telas grandes, uma maior harmonia em cores com aquelas presentes no sistema, bem como aproveita melhor o hardware ao qual está instalada.

Tela

Com a câmera retrátil eliminou-se a necessidade de dedicar-se um recorte na tela, deixando todo o painel a disposição do usuário. Uma resolução de 6,7 polegadas com resolução de 1080×2400 pixels e tecnologia Super AMOLED podem ser usufruídos pelo consumidor, sendo um painel competente com uma boa calibração de cores e ângulos de visão bastante interessantes para a sua faixa de desempenho.

Preço e disponibilidade

Segundo a Samsung, por aqui ele chegará às cores prata, preto e rosa. Os preços ainda não foram revelados mas podemos encontrar suas primeiras unidades no final de maio.

Por Leandrinho de Souza





Postar Comentário