Antivírus no Celular Android e iOS – É Realmente Necessário?





Descubra aqui se o uso de antivírus em seu celular é realmente importante.

Instalar ou não um antivírus é uma das maiores dúvidas de alguém que acabou de adquirir um smartphone. Temos várias ferramentas que vêm no próprio aparelho, mas será que é o bastante para que seu dispositivo fique protegido? Para os usuários de Android, as opções são inúmeras, já o iOS tem um número bem menor, por conta das restrições de acesso ao sistema da Apple.

Se você é usuário de Android, a essa altura deve estar querendo saber se é preciso adquirir um dos diversos aplicativos gratuitos ou pagos. Caso o seu smartphone seja da Apple, já deve ter se incomodado pela decisão da empresa. Nesse artigo, você vai descobrir se realmente é preciso instalar um antivírus e por quê.




Qual é o sistema mais seguro?

Os especialistas têm uma opinião quase que unânime: no quesito segurança, o iOS ganha do Android. É justamente por isso que os usuários do aparelho não podem instalar antivírus. Mas saiba que isso não significa que o seu aparelho está completamente imune de ataques.

A boa notícia, porém, é que a possibilidade de spywares e malwares infectarem o seu iOS é bem pequena, apesar de não ser impossível. Os que costumam passar são aqueles que possuem certificação de desenvolvedores, os empresariais. No entanto, a Apple já está se mobilizando para que isso não aconteça.


Saiba que não existe isenção de risco, ele apenas diminui

Se o seu smartphone estiver com os pacotes de segurança atualizados e utilizar apenas aplicativos que estão disponíveis no Google Play e na App Store, já é um bom começo. O mais importante é evitar clicar em links que não são de confiança, mas que chegam até o seu aparelho por e-mail ou mensagem também te ajuda a ficar protegido.

Todavia, saiba que é impossível não ter nenhum risco, sobretudo porque surgem novos malwares a cada dia. Aliás, não é exagero dizer que a cada hora, ou até minuto, surge uma nova ameaça e, por isso, é difícil os antivírus acompanharem tal velocidade.

Se você for um usuário do Android, a boa notícia é que a segurança integrada dos aparelhos que utilizam este sistema já é o suficiente, caso você siga as instruções que te passamos. Na verdade, pesquisas indicam que esse sistema de segurança é tão bom quanto as ferramentas disponibilizadas por terceiros.

Dicas para manter o seu smartphone seguro

  • Preste atenção nas atualizações de seu smartphone, especialmente o sistema de segurança. É ele que vai evitar que seu aparelho seja infectado.
  • Há alguns malwares que a Google ainda não corrigiu ou não consegue combater, por isso, se você quiser maximizar ainda mais a proteção, instalar um aplicativo de segurança pode ser uma boa ideia. No entanto, você deve tomar cuidado com a ferramenta que você escolhe, pois o software deve ser apropriado, ou seja, de confiança. No Android, especialmente para ajudar a lidar com as novas ameaças que o Google não consegue lidar ou ainda não corrigiu.
  • Busque por ferramentas que não sejam muito agressivas, pois o efeito pode ser o contrário. Há muitos nomes muito conhecidos: Avast, AVG e Norton são as principais, mas se você tiver interesse, pode procurar por reviews e comparações na internet.
  • Se o seu aparelho é para fins empresariais e/ou comerciais, considere utilizar um dos aplicativos de segurança, sobretudo aqueles de empresas autorizadas.
  • Não insira senhas de suas redes sociais e de seus cartões de crédito em sites, a não ser que você confie 100% neles.
  • Preste atenção aos sites que você dá autorização para seguir e/ou receber newsletter.
  • Esta dica é de praxe, mas mesmo assim é importante prestar muita atenção: nunca clique em links suspeitos e lembre-se de que outras pessoas que têm seus aparelhos infectados podem mandar links com vírus sem querer.

Manter o smartphone seguro deve ser a sua prioridade, pois com certeza é nesse aparelho que estão suas senhas e aplicativos mais importantes como internet banking. Por isso, fique sempre atento!

Por: Jéssica Lima Cochete





Postar Comentário