Novo iOS 13 – O Que Muda e Novidades





Saiba aqui as principais novidades presentes no novo iOS 13.

A Apple deve anunciar no dia 03 de junho a nova geração dos seus sistemas operacionais para desktop e também para os dispositivos móveis. É que nesta data inicia a WWDC, que é a conferência da empresa dedicada aos desenvolvedores. Ela segue até o dia 07 de junho, mas é na segunda-feira que o que é apresentado deve chamar a atenção.

Com a proximidade da data, os vazamentos vão aparecendo. No setor móvel o principal destaque deve ficar para o modo noturno, que estreia de forma oficial na versão 13 do iOS. Ele é enfatizado no convite enviado a imprensa com o fundo preto. Outros destaques dão conta para as melhorias na inteligência artificial, novos animojis e uma melhora no desempenho para os dispositivos suportados.




iOS 13

Até que enfim teremos um modo noturno para todo o sistema. Apesar da grande maioria dos celulares da empresa ainda usar a tecnologia IPS, é no AMOLED ou OLED que este modo se destaca, já que com um fundo preto, os pixels da tela são desligados, ajudando a economizar energia.

O mundo iOS não é apenas de iPhones, mas também de iPads. Para a linha de tablets, podemos destacar a chegada de janelas empilháveis e um redesenho completo na tela inicial. O dispositivo sempre recebeu a mesma interface presente nos celulares, o que deve mudar a partir de agora. Nas últimas versões, o iPad recebeu melhorias consideráveis como uma dock parecida com o sistema presente nos computadores da Apple e melhorias no modo de multi-tarefa. Por aqui, pela primeira vez, teremos suporte a mouses e também o uso do tablet com uma segunda tela.


A Apple não deve repetir a tática do ano passado e encerrar o suporte do iOS 13 para alguns dispositivos que receberam a versão 12 em 2018. iPhone 5S, 6 e 6 Plus; iPad Air e Air 2; iPad Mini 2 e 3 e iPod de sexta geração são aparelhos que possivelmente não receberão. Há rumores de que a geração 6S e SE também não recebam a versão, o que é no mínimo estranho já que o processador A9 ainda roda tranquilamente qualquer aplicativo presente para o iOS.

Os rumores ainda nos apresentam a possibilidade da Apple enfim mudar o software presente na câmera. Desde os primórdios do sistema, não há grandes opções para o software, deixando o usuário na mão através do modo em que a Apple acredita ser o melhor para foto, o que deve mudar este ano. Talvez por entregar o sistema com base no desempenho, a Apple deixou de fora essa opção que já estava programado para chegar no ano passado. É bem provável que possamos controlar manualmente uma série de opções na câmera principal e traseira.

Todo ano a Apple também dedica um pouco de seu tempo na melhoria de sua assistente pessoal, além de uma melhora na detecção de chamadas de SPAM e o aumento de 24 para 28 no número de animojis.

Mac OSX

A nova versão de seu sistema para computadores e notebooks é o OSX 10.15, ao qual ainda não tem nome. A grande novidade por aqui deve ser o avanço do projeto para unificação dos aplicativos mobile e desktop. Os apps universais que chegaram no ano passado, devem ser expandidos neste ano, principalmente no novo iOS. Outra novidade seriam a eliminação de suporte para aplicações em 32-Bits, assim como foi adotado na transição do iOS 10 para o iOS 11 nos celulares. Aplicativos como música, podcasts e livros também receberiam atualizações.

Bônus:

A Apple deve mostrar novidades para outros dois softwares: aquele dedicado para as televisões inteligentes, o tvOS 13 e o watchOS 6, que é destinado aos relógios inteligentes da marca. No primeiro veremos uma integração mais forte com serviços de streaming e o segundo melhorias como de praxe no dispositivo vestível da Apple.

Vale lembrar que tudo isto são rumores que serão confirmados ou desmentidos no próximo dia 03 de junho.

Por Leandrinho de Souza





Postar Comentário