Comparativo Galaxy A30 x Galaxy M30: Qual é o melhor?





Saiba aqui qual é o melhor smartphone: Galaxy A30 ou Galaxy M30?

Dentre os intermediários lançados pela Samsung neste ano, dois se destacam: o Galaxy A30 e Galaxy M30, que apesar da nomenclatura bastante similar, possuem diferenças consideráveis.

A30

Começamos com o expoente da linha A deste ano. Com a missão de substituir a linha J, que era a mais vendida no Brasil, o modelo vem com o novo padrão de celulares da fabricante para este ano: poucas bordas e um recorte mais tímido na parte superior.




No seu interior, temos o processador Exynos 7904 de fabricação da própria Samsung. Este é um octa-core com dois núcleos de maior frequência (1,8 GHz) e outros seis com frequência menor (1,6 GHz). Os primeiros destinados a tarefas mais pesadas e o segundo para as atividades mais leves com o objetivo de economizar energia. O 7904 é um concorrente direto do Snapdragon 660, apresentando a mesma construção em 14 nanômetros, suportando carregamento rápido, perdendo na capacidade do Bluetooth, que é mais antigo mas superando o concorrente no suporte as câmeras com maior resolução.

Acompanhando o processador, temos por aqui uma variante que não foge do padrão. São 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno com suporte para expansão via cartões SD de até 512 GB. O espaço é compartilhado com o sistema operacional Android 9.0, que estreia a ONE UI que é a modificação da Samsung para o Android e seus aplicativos padrões.


Uma boa pedida é a tela: a Samsung adotou aqui o Super AMOLED, tecnologia que traz cores mais vivas e uma maior fidelidade em seu painel. São 6,4 polegadas com resolução 1080×2340 pixels, mostrando aqui um acerto da fabricante. São 16 milhões de cores em um celular que aproveita bastante a parte frontal. A proteção contra riscos e arranhões fica a cargo do Gorilla Glass 3, que já é antigo, mas ainda bastante competente.

Completamos os principais destaques deste modelo citando o conjunto de câmeras com dois sensores na parte traseira, sendo que a principal lente possui 16MP e a secundária com 5MP. Grande parte dos recursos de fotografia estão presentes no A30 como a estabilização, que é apenas digital, e um sensor flash LED para registros em ambientes com baixa iluminação. Na parte frontal uma lente de 16MP está dedicada para a captura de selfies, com capacidade de filmar em Full HD com até 30 FPs.

Para os complementos podemos destacar a onipresença da TV Digital, ao qual é um recurso pouco encontrado hoje em dia mas ainda preservado pela Samsung, pensando no mercado brasileiro. A bateria de 4000 mAH tem suporte a carregamento rápido com sensor de digitais na parte traseira do celular.

Até o fechamento da matéria, o A30 variou os preços, ficando entre 1.260 reais e 1.400 reais em varejistas online.

M30

Posicionado na mesma faixa de desempenho, o M30 é mais uma opção oferecida pela Samsung aos seus clientes.

O processador Snapdragon 7904 tem oito núcleos de processamento, sendo dois dedicados para tarefas mais pesadas e outros seis para atividades mais leves, como a troca de mensagens em um aplicativo de conversa ou a reprodução de uma música por exemplo. Se beneficiando de uma construção mais moderna, o processador vem acompanhado de 4GB de ram e 64GB de armazenamento interno, compartilhado com o sistema operacional e seus aplicativos padrões. Vale lembrar que aqui há suporte para cartões de memória e o sistema operacional segue a nova tendência da Samsung.

O M30 é outro aparelho que chega com a tecnologia Super AMOLED com um painel em 6,4 polegadas. São 16 milhões de cores distribuídos na resolução 1080×2340 pixels, em uma frontal com um pequeno recorte superior.

Na parte de câmeras, a Samsung colocou aqui um sensor triplo: a lente principal possui 13MP, sendo que a secundária possui 5MP e a terceira tem a mesma resolução. A estabilização também é digital e os principais recursos também estão presentes. Na parte frontal, a câmera de 16MP é a responsável pela captura de selfies.

O modelo possui um sensor de digitais na parte traseira com uma bateria de 5.000 mAH. Na internet, até o fechamento da matéria, encontramos o M30 beirando os 1.350 reais.

Análise final

Os dois modelos possuem similaridades: o primeiro tem suporte para TV digital e o segundo se destaca por uma bateria com maior capacidade. Com a similaridade de preços, é importante ficar atento as promoções e escolher o melhor.

Por Leandrinho de Souza





Postar Comentário