Bloqueio de Linhas Pré-Pagas Irregulares





Operadoras tem prazo para atualizar cadastro de usuários e bloquear linhas irregulares.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) poderá bloquear número de celular pré-pago de usuários caso esteja desatualizado o cadastro junto à operadora. Segundo a Anatel, a medida faz parte de uma campanha do órgão que visa evitar fraudes, além de garantir maior segurança aos consumidores.

Com objetivo de evitar que a linha seja cancelada ou inoperante, conforme previsto pela lei 10.703/2003, os clientes das operadoras como TIM, Claro,Vivo e Oi devem atualizar os seus dados junto a operadora.




Segundo dados levantados recentemente pela Anatel, no mês de maio deste ano, o Brasil possui aproximadamente 125 milhões de linhas telefônicas de celular na modalidade pré-pago.

Destacamos como realizar o procedimento para ter a garantia que sua linha telefônica com chip pré-pago não seja cancelada.


Prefixo de Goiás DDD 62 foram os primeiros a ser notificados

A campanha da Anatel teve início a ação no mês de abril de 2019, com primeira escala os números de chips pré-pagos do estado de Goiás, com o prefixo DDD 62. Os clientes das operadoras que tiverem pendências no cadastro, como falta de informações, foram notificados por mensagem SMS, por ligações ou pop-ups. Isso conforme o cronograma que foi estabelecido pela Anatel, que desde o dia 24 de abril de 2019, as operadoras informaram os usuários do prefixo DDD 62 que precisam realizar seu recadastramento em até 30 dias.

Os usuários do estado de Goiás foram notificados ou tiveram ciência sobre a atualização do cadastro. Para atualizar os dados os usuários precisam informar à sua operadora os dados como CPF, nome completo, endereço completo e o CEP. Os usuários deverão entrar em contato através da central de atendimento da sua operadora ou em uma das lojas.

Confira as fases em andamento e próximas da campanha que abrange outros estados do Brasil

A primeira fase abrange apenas os números com DDD 62, de Goiás. Passada essa primeira fase, que abrange o prefixo de Goiás, DDD 62, desde o dia 26 de junho de 2019 o projeto foi estendido a solicitação de atualização para os outros 10 estados do Brasil, como Distrito Federal, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Rondônia e Tocantins.O recadastramento chega para os demais Estados do Brasil a partir do próximo dia 17 de julho de 2019, com o envio do SMS.

As notificações para os usuários atualizarem os cadastros para os outros estados deverão ser enviadas no dia 2 de setembro de 2019.

Novo modelo de cadastro para novas linhas pré-pagas em 2020

Já no mês de março de 2020 a Anatel programou para por em prática outro modelo de cadastro ainda mais completo que deverá ser ajustada as novas linhas pré-pagas. Com isso, as empresas operadoras de telefone devem adotar um novo modelo para a realização de cadastro de usuários para ativações novas de celulares pré-pagos.

Confira os sites e telefones das centrais de atendimento para tirar dúvidas:

Para entrar em contato com a operadora Claro deverá ligar para o fone 1052 ou pelo endereço eletrônico https://www.claro.com.br/institucional/regulatorio/cadastro-pre

Para entrar em contato com a TIM ligar no *144 ou pelo site https://www.tim.com.br/sp/para-voce/projeto-cadastro-pre

Para entrar em contato com a operadora Vivo ligar no*8486 ou pelo endereço eletrônico https://vivo.tl/cadpre

Para entrar em contato com a operadora Oi deverá ligar no *144 ou pela internet no endereço eletrônico https://www.oi.com.br/celular/pre-pago/atualizar-cadastro

Para entrar em contato com a operadora Sercomtel ligar no 1051 ou pelo site https://www.sercomtel.com.br/cadastro-pre-pago/

Para entrar em contato com a Algar ligar no 1055 ou pelo site https://www.algartelecom.com.br/para-voce/atendimento/comunicados?#comunicadosCelular-0

Adoniran Peres





Postar Comentário