Ranking de Internet 4G – Melhores Operadoras





Claro lidera ranking com a internet 4G mais rápida do Brasil.

A Opensignal é uma empresa de análise móvel independente especializada em quantificar a experiência da rede móvel. A empresa usa dados reais de redes móveis de usuários em todo o mundo para alimentar sua base de dados de mais de 88 países. Na quinta-feira, 25 de julho de 2019, a empresa sediada no Reino Unido divulgou uma pesquisa com amostra de dados das quatro grandes empresas de telefonia móvel do Brasil (Tim, Claro, Vivo e Oi).

A Claro tem concorrência!

A última pesquisa do tipo foi divulgada há 1 ano e meio (janeiro de 2018). Na época, a Claro era líder em quase todos os quesitos avaliados. Eram cinco quesitos e a operadora liderou em quatro. Mas agora a Claro não lidera com folga. A Tim a ultrapassou em dois quesitos: disponibilidade do 4G e a latência, que é o tempo que leva para os dados chegarem de determinado ponto a outro. A latência geralmente é medida em milissegundos. De acordo com o estudo, a “disponibilidade” não é a mesma coisa de área de cobertura. Ela é medida de acordo com o tempo que a conexão 4G se mantém ativa.




Oi?

A situação não está excelente para a operadora Oi. Ela foi avaliada como pior operadora em todos os quesitos avaliados pela Opensignal. A Oi ficou abaixo das outras três grandes operadoras em Experiência de vídeo, velocidade de upload e download, disponibilidade do 4G e até na latência!

É hora do show!

Vamos citar cada um desses quesitos e declarar o vencedor dentro de cada um deles:


  • Disponibilidade do 4G

A Tim quebrou a barreira dos 80% de disponibilidade do 4G. Os usuários do 4G da Tim foram capazes de encontrar o sinal do 4G em 82,4% do tempo em que estiveram conectados, tendo um aumento de aproximadamente 4 pontos percentuais em seis meses. Mas a Claro e a Vivo não ficaram para trás e apresentaram resultados considerados satisfatórios, com 71,9% (Claro) e 72,1% (Vivo). A Oi, mesmo tendo melhorado nos últimos meses, ainda se encontra na última posição, com seus 61,4% de disponibilidade.

  • Experiência de Vídeo

A Claro continua com o “prêmio” no quesito Experiência de Vídeo, mas a Tim e a Vivo estão ganhando espaço. A Claro se diferenciou no último relatório da Opensignal como a única operadora brasileira a ganhar uma boa qualificação na sua métrica de Experiência de Vídeo. Essa liderança da Claro continua, mas agora ela tem companhia: a Tim e a Vivo estão melhorando muito. A Claro obteve 56,9 pontos, a Tim obteve 54,3 pontos, a Vivo conseguiu 54,2 e a Oi (mais uma vez por último) ficou com 45,5 pontos.

  • Velocidade de Download

As velocidades de download continuam subindo e a Claro mantém sua dominância de velocidade! Os usuários registraram aumentos na velocidade geral de downloads das quatro operadoras, mas o ganho de velocidade da Tim, da Vivo e da Oi não foram suficientes para construir uma ponte que as aproximasse da líder Claro no quesito velocidade. A Claro registrou 19,8 Mbps, a Vivo registrou 14,2, a Tim ficou com 11,6 e a Oi (último lugar de novo) ficou com 8,6 Mbps.

  • Velocidade de upload

A velocidade de upload é a velocidade para subir arquivos para a internet. Por exemplo, quando você tem uma foto no celular e quer subi-la para o Facebook. Nesse quesito, a Claro se mantém como líder, com seus 6,4 Mbps (Megabits por segundo). A Vivo segue com 4,6 Mbps, a Tim tem 4,4 Mbps e a Oi tem 2,9 Mbps.

  • Latência

A latência é o tempo de resposta da conexão. Ou seja, é o tempo que demora desde que o usuário clica em algo para que haja uma reposta. Essa medida é apresentada em ms (milissegundos), que é o milésimo de 1 segundo. Quanto menor for esse número, mas rápida é a resposta da rede.

A oi se mostrou a mais lenta, com seus 72,5 ms, seguida pelo Vivo com seus 69,6 ms. A segunda melhor foi a Claro, com seus 62,7 ms. E a liderança desse segmento fica com a Tim, que alcançou 60,9 ms.

Por Bruno Rafael da Silva





Postar Comentário