Apple pode lançar Novos iPhones com 5G



Novos modelos devem ser lançados em 2020.

Estamos chegando ao início da década de 2020. E com ela, chegarão novas tecnologia em todas as áreas da vida. No quesito smartphones e uso de internet nós teremos uma revolução na forma de ver vídeos e jogar online. Isso porque teremos a capacidade de conexão a altíssimas velocidades com o 5G, tecnologia de internet móvel que será a sucessora do 4G. Vários países do mundo já estão planejando suas redes 5G.

A Apple não será a primeira empresa a disponibilizar um smartphone com a tecnologia 5G no Mercado Mmundial. O Samsung Galaxy S10 5G é o primeiro smartphone do mundo a ser capaz de se conectar com as redes 5G.



Rumor

O analista Ming-Chi Kuo faz parte da equipe do site de rumores e notícias da Maçã “MacRumors”. Ele fez uma “previsão” animadora para os fãs do iPhone e para os consumidores que não querem se render ao Galaxy S: em 2020 haverá três iPhones equipados com a tecnologia 5G.

Kuo deu uma explicação bem técnica, dizendo que os novos iPhones serão capazes de suportar as ondas chamadas “milimétricas”, ou mmWave5G, o que os permitirá se conectar à rede 5G. O site ainda deixou claro que a Apple está querendo sair na frente dos aparelhos Android intermediários, que começarão a ser compatíveis com a tecnologia 5G a partir de 2020.



A nota dizia que “esperamos que os preços dos smartphones Android com 5G caiam para a faixa entre 249 e 349 dólares em 2020” e que “os consumidores vão pensar no 5G como a ‘função necessária’ em 2020”.

Aquisição multimilionária!

A gigante de Cupertino está com acordo fechado para a compra de parte da divisão de modems da Intel. A Maçã vai desembolsar um valor bem alto para garantir sua própria produção de modems 5G: 1 bilhão de dólares! Essa também foi uma das “previsões” do analista Ming-chi Kuo.

Lançamento no Brasil

Ainda não se sabe se a Apple planeja lançar seus iPhones com a capacidade de conexão 5G no Brasil em 2020. E mesmo se os iPhones forem lançados com essa tecnologia na Terra do Samba, ainda não haverá como conectá-los ao 5G por aqui. A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) vai leiloar as primeiras faixas 5G no Brasil somente em 2020. Com isso, a previsão mais otimista de disponibilidade 5G no país é para 2021.

O que é a tecnologia 5G? É rápida?

Primeiro de tudo: o que é tão especial no 5G? Essa pergunta tem várias repostas, mas a primeira delas é: Velocidade! É rápido! Tipo… muito rápido! Tipo, 20 GIGABITS POR SEGUNDO. Isso é 100 a 250 vezes mais rápido do que o 4G. Para efeito de comparação, o 4G entrega velocidades [na média] de 10 a 20 Megabits por segundo. Essa mudança é como sair de uma realidade onde você é capaz de assistir a 1 filme em HD em uma plataforma de streaming para uma realidade onde você pode assistir 400 filmes em 4K AO MESMO TEMPO.

Estamos no futuro!

O exemplo acima foi bem impressionante. Mas não é a parte mais impressionante. O que diferencia tanto o 5G é a sua extremamente baixa taxa de latência, que é a quantidade de atraso no envio e recebimento de informações. O 4G tem uma taxa média de latência de 100 até 200 milissegundos (milésimos de segundos). Para ser sincero: 100 milissegundos é rápido! Mas e o 5G? Entrega 1 milissegundo de latência! Isso é praticamente tempo real. Você poderá usar o 5G para substituir interações em tempo real. Isso será possível através da tecnologia de realidade aumentada e realidade virtual. Sim, a década de 2020 será surpreendente.

Por Bruno Rafael da Silva

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *