Como Apagar o Histórico do Google Automaticamente





Saiba aqui como fazer para apagar o histórico de atividades do Google automaticamente.

Atualmente é raro alguém que não utilize uma conta Google para realizar suas atividades. Seja porque tem um smartphone com Android ou pela praticidade oferecida pela Gmail. Com isso, é natural que você esteja sempre logado em sua conta, porém, tudo que acessa fica registrado.

Apesar de serem dados úteis para o próprio Google, que sabe exatamente que tipo de notícias ou entretenimento você gosta de acompanhar, manter este histórico livre, sem nunca apagá-lo, pode ser um risco à sua privacidade, ainda mais com tantos casos de vazamentos de dados que são divulgados todos os dias.




Por sorte, existe uma função disponível para apagar suas atividades da conta Google automaticamente. Assim que você fecha aba do navegador imediatamente seus rastros são deletados.

O detalhe é que esta ferramenta não vem ativada e se você deseja garantir sua segurança e privacidade, o ideal é aprender como fazer com que o histórico de atividades se apague automaticamente.


Afinal, por mais que você se dê ao trabalho de fazer isso todos os dias manualmente, sempre há o risco de acabar esquecendo. E aí, você estará colocando sua privacidade em risco.

Passo a passo para apagar o histórico de atividades automaticamente

A configuração é feita na conta Google e não é necessário ligar o computador para fazer isso. Se estiver com seu smartphone por perto, o passo a passo é o mesmo. Também não é obrigatório fazer a configuração do navegador Chrome.

1 – Acesse o Google Minha Atividade, através deste link: https://myactivity.google.com/myactivity?hl=pt

Você será direcionado a um espaço que mostra todas as atividades de sua conta, desde sites acessados até pesquisas que fez em sua conta Gmail. Se você não estiver logado em sua conta Google, deverá fazer o login primeiro, para ter acesso a este espaço.

2 – Clique no link em azul logo acima da descrição de suas atividades no Google

O link “Acesse sua atividade” irá direcioná-lo a outra página, que mostrará sua atividade em apps e na internet. Resumidamente, tudo que você faz utilizando serviços do Google.

3 – Clique no botão “Selecionar para excluir automaticamente”

Ao ser direcionado para esta página, você verá uma notificação, avisando que todo seu histórico de atividades na internet será mantido até que você apague manualmente. Depois de clicar no botão, uma pequena janela de opções irá se abrir.

4 – Selecione por quanto tempo você deseja que o Google guarde seu histórico

Existem três opções disponíveis, a primeira é que estará ativada, caso você nunca tenha solicitado que o Google apague automaticamente suas atividades. É o item manter até que você apague automaticamente.

Para garantir sua privacidade e segurança, a dica é escolher entre as duas opções. A primeira sugere guardar seu histórico por 18 meses e depois excluir automaticamente. A segunda, por apenas 3 meses.

Veja qual das duas opções é melhor para você e selecione.

5 – Clique no botão “Próxima”

O Google exibirá uma notificação sobre sua nova preferência e dirá que todo o histórico anterior ao período escolhido (3 ou 18 meses) será excluído naquele momento. A partir desta data, as informações sempre serão apagadas automaticamente a cada três ou dezoito meses.

6 – Clique no botão “Ok”

Pronto, você programou sua conta Google para excluir automaticamente as informações de acesso à internet e a apps em que você utiliza seu e-mail.

Como realizar a configuração a partir do smartphone Android

No celular, além de acessar o link pelo navegador à sua escolha, você pode ir direto nas configurações do aparelho, porém, o passo a passo será um pouco mais longo:

  1. Acesse as configurações do celular
  2. Clique em “Google”
  3. Acesse “Conta do Google”
  4. Acesse a aba “Dados e personalização”
  5. Selecione “Atividade na Web e dos apps”
  6. Clique em “Gerenciar o histórico”
  7. Siga as mesmas ações que faria se estivesse diretamente no navegador, a partir do passo 3 do passo a passo anterior.

Stephanie Caroline Meyer de Quadros



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *