Smart Lock no Android – Para Que Serve? Como Usar?





Saiba aqui para que serve e como usar o Smart Lock do seu celular Android.

O que é o dispositivo Smart Lock em Android?

Muitas pessoas, em diversas situações, podem ter desbloqueado seus aparelhos celulares de forma acidental, mesmo que o dispositivo estivesse protegido pelo recurso PIN ou por uma senha biométrica. Não há motivo para tanta preocupação, pois esse tipo de situação ocorre com certa frequência.

Deste modo, o dispositivo Smart Lock consiste em um recurso elaborado e produzido com a finalidade de evitar esses pequenos acidentes, mantendo por conseguinte, o smartphone desbloqueado somente nos ambientes nos quais os usuários se sintam seguros, ou em determinados lugares específicos, nos quais permaneçam com frequência.




No momento em que é acionado, este dispositivo opera de modo a desativar a senha cadastrada, que é padrão, no aparelho, e o mesmo permanece desbloqueado por um pequeno espaço de tempo.

E quais são as ocasiões em que esse desbloqueio pode ser efetivado?

Na totalidade estão mapeadas cinco situações distintas, ou lugares, no quais o usuário terá chance de optar por configurar ou não o seu Smart Lock. É muito importante observar que muitos desses dispositivos operam por meio de sensores específicos, tais como a função que proporciona maior proximidade; a tela para reconhecimento facial; o sensor de GPS ou recurso de Bluetooth.


Portanto, considerando o que foi exposto acima, as alternativas à disposição estão variando em conformidade com a marca de cada aparelho celular.

Na medida em que a tecnologia evolui, que é aperfeiçoada, torna-se cada vez mais acessível a todas as pessoas. Os consumidores de todas as classes econômicas podem desfrutar de aparelhos mais seguros e eficientes.

Por conseguinte, e infelizmente, a utilização destes tipos de dispositivos sensores e dos recursos a eles atrelados, acaba interferindo muito na carga da bateria do aparelho, principalmente quando se utiliza o chamado “serviço de localização”.

Sobre as cinco alternativas de situações, acima mencionadas, seguem as informações:

A – Os dispositivos mais confiáveis: os quais funcionam de modo a manter o aparelho celular em situação de desbloqueio, na medida em que o mesmo está pareado com algum típico acessório de Bluetooth, tais como pulseira de tipo fitness ou o moderno relógio inteligente;

B – Os lugares de confiança: nos quais o dispositivo automaticamente desbloqueia, e que constituem as regiões cadastradas previamente, tais como a residência do usuário, o local de trabalho e outros lugares que sejam frequentados constantemente pelo dono do aparelho;

C – O chamado Voice Match: neste caso, o recurso opera o desbloqueio automático no momento em que o usuário expressa a locução mágica: "Ok, Google";

D – A chamada detecção de bolso: neste caso, o recurso opera o desbloqueio automático do aparelho celular no momento em que seu sensor, hipersensível, aciona a função de reconhecimento chamada: "bolso";

E – O rosto de confiança: neste caso, o aparelho celular opera o desbloqueio no momento em que o usuário posiciona o mesmo diante de seu próprio rosto, reconhecendo o mesmo automaticamente.

Qual o procedimento de ativação do recurso Smart Lock?

Depois de estar bem informado das fases acima citadas, o usuário poderá seguir o pequeno passo a passo que ensina como ativar o recurso no smartphone.

Portanto: acessar a pasta de configurações do sistema, no aparelho; fazer deslizar as funções para baixo, na relação existente, até chegar na alternativa chamada: "Segurança e informação"; a partir deste ponto será necessário apenas selecionar o item: "Smart Lock".

Neste momento será preciso que o usuário selecione o método que melhor se enquadre para operar o desbloqueio automático. Finaliza com a solicitação de uma senha no aparelho celular, a qual vai servi para ativar o recurso.

Paulo Henrique dos Santos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *