Smartphones com Atualização para Android 10



Saiba aqui quais fabricantes irão disponibilizar atualizações para o Android 10.

Desde o dia 3 de setembro, o Android 10, sistema mais recente da Google para dispositivos móveis, já está presente em alguns smartphones do mercado. O sistema promete ser muito mais rápido que sua versão anterior e já marca presença nos aparelhos da linha Pixel (da própria Google).

Vale lembrar que a versão mais recente do sistema promete trazer mais de 50 recursos inéditos que visam melhorar as funcionalidades do aparelho, segurança e privacidade e melhorias na usabilidade do aparelho.



O que é Android 10

O Android, sistema operacional da Google e amplamente conhecido e utilizado em todo o mundo, foi desenvolvido principalmente para dispositivos móveis (como smartphones e tablets) e ganha mais e mais adeptos a cada dia.

Diferente do sistema da Apple que é distribuído de forma unitária entre todos seus dispositivos, a instalação, atualização e personalização do Android depende de cada fabricante de aparelho. Sendo assim, é comum encontrar aparelhos com versões Android distintas entre si e até personalizadas de maneira diferente.



Assim como a maioria dos sistemas operacionais, o Android passa por atualizações com o objetivo de corrigir erros e implementar novas funcionalidades ao sistema, e é o caso da nova atualização do sistema operacional da Google, que acaba de sair da versão 9 Pie para a versão 10, com a promessa de um grande ‘upgrade’ tecnológico.

Como saberei se meu celular será atualizado para o Android 10?

Ainda é uma incógnita saber quando cada smartphone será atualizado para a nova versão do sistema, apesar de algumas empresas como a Samsung, Asus, LG, Motorola, Sony e algumas outras já demostrarem interesse em fazer a atualização do sistema operacional em seus dispositivos, ainda não se sabe com clareza quais são os modelos que estarão aptos a receber a nova atualização do sistema.

Como informado anteriormente, o Android 10 (assim como suas versões anteriores) só pode ser distribuído de acordo com a fabricante do aparelho, o que pode limitar a implementação em alguns dispositivos.

Incentivo da Google

Com a iniciativa de facilitar e agilizar o processo de implementação do novo sistema para os aparelhos das fabricantes, a Google lançou com uma ferramenta que tem sido de grande ajuda para que os aparelhos passassem a ser atualizados com mais velocidade e estabilidade.

O ‘Project Treble’ é um sistema desenvolvido pela Google que separa a implementação/personalização de cada fabricante das camadas mais internas do sistema Android nativo da plataforma, fazendo com que as implementações das fabricantes aconteçam de maneira mais segura, funcional e rápida.

Novas funcionalidades do Android 10

Suporte nativo ao 5G – Nova tecnologia de internet móvel que promete ainda mais velocidade e melhoria na qualidade da conexão.

Live Caption – funcionalidade que permite a criação de legendas para vídeos e áudios no smartphone.

Modo noturno – o sistema vai se adaptar a exibição de cores em locais com menos luminosidade ou completamente escuros, diminuindo o incomodo ao ver o celular nessas situações.

Melhorias na segurança e privacidade – Diversos recursos que prometem uma melhoria significativa na proteção de dados e privacidade do aparelho.

Tela dobrável – A tecnologia de tela dobrável já está em veiculação em alguns aparelhos, e a partir do Android 10, já é possível utilizar o sistema com máxima eficiência nesse tipo de dispositivo.

Entre muitos outros.

Como atualizar o seu dispositivo para o Android 10

Para saber se o Android 10 já está disponível para o seu dispositivo, você precisa verificar nas configurações do seu aparelho se ele possui alguma atualização de sistema pendente. Geralmente, o caminho para encontrar essa funcionalidade é: Configurações > Sobre o telefone > Atualizações do sistema.

Lembre-se que esse caminho pode mudar dependendo da versão do Android que está em seu aparelho.

Darlan Alesson Ramos Barbosa



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *