Como Liberar Espaço na Memória do Celular



Saiba aqui o que fazer para aumentar o espaço de memória no celular.

Um dos grandes problemas enfrentados pelos usuários de smartphones é a memória interna dos aparelhos. A tendência é que cada vez mais o celular funcione como um pequeno computador que é carregado para todos os lugares, então é necessário que o usuário invista em aplicativos variados.

O problema é que, com o tempo, surge aquela famosa mensagem de “não há espaço suficiente” para instalar um novo aplicativo ou atualizar os já existentes. Assim, muitas pessoas acabam buscando comprar outro aparelho, que tenha mais espaço interno.



No entanto, você sabia que é possível liberar espaço na memória do seu celular e assim aproveitar ao máximo suas funcionalidades por mais tempo, sem precisar comprar um novo? Confira como fazer isso:

Desative/Desinstale aplicativos que você não usa

Quase todos os celulares vêm com alguns aplicativos de fábrica instalados. Mas, não é todo mundo que os usa. Assim, você pode aproveitar melhor a memória interna do seu aparelho ao desativar esses apps.



Memória cache

No cache do seu celular estão salvas informações para acesso rápido de aplicativos, especialmente aqueles que você mais utiliza. O problema é que essa memória ocupa o espaço interno do seu aparelho, a ponto de consumir alguns gigabytes.

Para resolver essa situação, basta acessar as configurações do seu aparelho, clicar em armazenamento e em seguida em cache ou dados memorizados. Apague essas informações sem medo, de preferência uma vez por semana.

Deixe as fotos na nuvem

Os celulares Android contam com o aplicativo Google Fotos, que permite salvar suas fotografias na nuvem. Ao invés de deixar tudo salvo no aparelho, programe o backup automático e peça para liberar espaço.

Além disso, lembre-se de acessar o app com certa frequência, pois tudo que você recebe de arquivos de imagem será salvo ali. Vale a pena dar uma apagada em imagens que não são importantes.

Através do aplicativo Google Fotos você também consegue identificar pastas do aparelho que podem estar salvando imagens sem necessidade. Um exemplo é o WhatsApp e o Instagram. Programe para subir automaticamente essas pastas na nuvem e, sempre que necessário, delete arquivos que não são do seu interesse.

Mova aplicativos para o cartão de memória

Não são todos os apps que permitem fazer isso, mas, se possível configure seu aparelho para instalar e salvar aplicativos na memória externa (cartão SD). Assim, já consegue economizar espaço e liberar a memória interna do smartphone.

Elimine arquivos repetidos

Existem aplicativos que permitem eliminar arquivos repetidos que estão salvos no seu celular. Muitas vezes esses arquivos estão escondidos, difíceis de serem identificados. Assim, procure na Play Store por um removedor de mídia repetida e rode o programa no seu aparelho.

Delete pastas de apps desinstalados

Se você removeu algum aplicativo, saiba que ele pode ter deixado alguns rastros no seu celular. Para resolver o problema e liberar espaço, clique em Gerenciador de Armazenamento e explore todas as pastas.

Encontrou alguma de algum app que não está mais no aparelho? Pode deletar à vontade.

Apague mensagens, inclusive no WhatsApp

SMS e as mensagens no WhatsApp também ocupam sua memória interna. Para evitar perder espaço para os dois programas, limpe as mensagens com frequência, eliminando tudo que for antigo e que não utiliza mais.

No caso do WhatsApp, especialmente nos grupos, é recomendado usar a opção “Limpar Conversa” com certa frequência, para apagar os arquivos que são enviados (e baixados no seu aparelho) e você nem vê.

Programe o WhatsApp para não baixar arquivos automaticamente

Pode parecer prático deixar que o WhatsApp baixe fotos, vídeos e áudios automaticamente em seu aparelho, no entanto, todos esses arquivos acabam indo para a memória do seu smartphone. E nem todos serão vistos, vão ficar apenas ocupando espaço.

Assim, programe o aplicativo para não baixar nada automaticamente, mesmo que você esteja conectado a uma rede de Wi-Fi.

Stephanie Caroline Meyer de Quadros



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *