5G na Claro – Testes no Brasil



Empresa testa com sucesso 5G na mesma banda utilizada pelo 4G.

A Claro, uma das quatro maiores companhias de telefonia móvel do país, pode ser a primeira operadora a trazer a tecnologia 5G para o Brasil. Isso porque há algum tempo ela desenvolve projetos de pesquisa para aprimorar a velocidade e qualidade de sua rede de internet – tanto fixa, quanto móvel.

Tudo começou no Futurecom do ano de 2016. O Futurecom é um importante evento de Telecomunicações, Tecnologia da Informação e Internet do Brasil e da América Latina. Naquele ano, a Claro apresentou um protótipo com as principais características que sustentam a tecnologia 5G.



O experimento foi realizado em parceria com a companhia sueca Ericsson e apresentou resultados altamente satisfatórios. Exemplo disso é que o protótipo mostrou que a rede de internet móvel, naquela ocasião, atingiu surpreendentes 5 Gbps utilizando a tecnologia 5G. Para se ter uma noção, a velocidade da internet utilizando a tecnologia 4G atinge, em média, 120 Mbps.

Na prática, o experimento tem o propósito de testar o DDS, sigla em inglês para compartilhamento dinâmico de espectro, utilizando a tecnologia exclusiva Ericsson Spectrum Sharing (ESS). Essa experiência utiliza um software que otimiza a conexão das redes disponíveis entre o 4.5G e o 5G e isso só é possível porque as companhias empregam um novo modelo de modem, o X55, que é compatível com o DDS e também com a última geração da internet móvel.



É importante lembrar aos usuários que essa tecnologia ainda segue em estudos em território nacional, por isso, ainda é preciso explorar um pouco mais os recursos disponíveis até o momento. Enquanto isso, clientes da operadora Claro podem aproveitar as vantagens do 4G mais rápido do Brasil.

Tudo sobre o 4G mais rápido do Brasil

A Claro foi fundada no ano de 2003, quando houve a fusão entre outras seis operadoras de telefonia móvel que já atuavam no país até aquela ocasião. As operadoras, no caso, eram: Americel, ATL, BCP Nordeste, BCP SP, Claro Digital e Tess. Dois anos depois da sua fundação, a Claro já somava 18 milhões de clientes em todo o Brasil. Um ano depois, começou a operar também na América Latina.

Inicialmente, seu serviço era exclusivamente telefonia móvel. Depois, com a inserção dos aparelhos celulares com conexão, ela também passou a oferecer serviços de internet móvel. Além disso, hoje ela ainda disponibiliza em seu catálogo serviços como internet fixa, telefonia fixa e TV por assinatura. Clientes da Claro podem, inclusive, adquirir combos personalizados destes serviços.

Embora seus múltiplos serviços sejam apreciados deliberadamente pelos seus usuários, hoje um dos carros-chefe de seu portfólio é, sem dúvidas, a internet móvel. Isso porque a Claro conta com o 4G mais rápido do Brasil, segundo levantamento de dados realizado pela companhia britânica OpenSignal entre os meses de janeiro e julho do ano de 2019. Nessa avaliação, a Claro se sobressaiu diante das outras três principais operadoras do país em três importantes categorias: Experiência de Vídeo, Velocidade de Download e Velocidade de Upload.

Veja a seguir o ranking completo:

Experiência de Vídeo:

  • Claro – 56,9
  • TIM – 54,3
  • Vivo – 54,2
  • Oi – 45,5

Velocidade de Download:

  • Claro – 19,8 Mb/s
  • Vivo – 14,2 Mb/s
  • TIM – 11,7 Mb/s
  • Oi – 8,6 Mb/s

Velocidade de Upload:

  • Claro – 6,4 Mb/s
  • Vivo – 4,6 Mb/s
  • TIM – 4,4 Mb/s
  • Oi – 2,9 Mb/s

Como você pode perceber, a operadora de celular Claro está sempre em busca da melhor experiência de seus clientes. Nesse caso, é bastante provável que, por conta de sua alta performance em pesquisas e desenvolvimento tecnológico, em breve a empresa implante no Brasil e ofereça para seus usuários brasileiros a rede de internet 5G.

Juliete Landi Lucas

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *