Como Conservar a Bateria do Celular



Confira aqui algumas dicas para preservar a bateria do seu smartphone.

Talvez uma das maiores angústias dos tempos atuais seja o sujeito estar usando o celular e perceber a bateria está acabando e não ter consigo um carregador ou – pior – não ter um lugar para carregar seu celular. Para poupar você dessa angústia – ou, pelo menos retardá-la –, preparamos um guia com algumas dicas para você colocar em prática no seu dia a dia e ajudar a economizar a bateria do seu smartphone, além de prolongar a vida útil dela.

Primeira dica: Evite deixar a bateria do seu smartphone zerar

Assustou? Pois bem, embora muito se fale que, para não “viciar” a bateria é necessário deixar ela terminar por completo, essa não é uma ação recomendável e o motivo é um tanto quanto perigoso. A maioria das baterias para smartphone produzidas atualmente são baterias com íons lítio que podem se tornar perigosos quando a bateria dos celulares chega a zero. Com vista a reduzir os riscos de uma possível explosão da bateria, é recomendável que a carga seja mantida sempre em torno de 40%, no mínimo, minimizando assim os riscos de explosão. Mesmo assim, recomenda-se também, ao menos uma vez por mês, deixar o seu smartphone descarregar totalmente.



Segunda dica: Evite deixar que a bateria do seu smartphone carregue totalmente

Talvez mais estranha do que a primeira dica, deixar baterias de lítio atingirem 100% de carga pode atrapalhar o seu desempenho. Em virtude disso, recomenda-se colocar o celular para carregar quando a bateria atingir os 40% e retirar da tomada assim que a bateria atingir 80% de carga, o que otimizará tanto o desempenho quanto a vida útil da bateria do seu smartphone. Ah, sabe aquela sua mania de ir dormir e deixar o celular carregando a noite toda? Pois bem, pare de fazer isso.

Leia também:  Melhor Celular Resistente à Água e Queda 2020 - Qual Comprar

Terceira dica: Tome cuidado com temperaturas muito altas

Talvez o maior vilão contra a durabilidade da bateria seja justamente o calor. Expor demasiadamente a bateria do seu smartphone ao calor pode prejudicar seriamente o tempo de vida útil dela. Isso porque, por exemplo, uma bateria de lítio exposta continuamente em um local cuja temperatura atinja sempre os 25° C ou mais faz com que a mesma bateria perca em torno de 20% da sua capacidade no período de um ano.



Quarta dica: Use sempre carregadores originais

Os carregadores já vem de fábrica regulados com padrão de voltagem e amperagem adaptados ao modelo do smartphone que acompanham. Por isso, caso não seja possível utilizar um carregador original, opte por um modelo que se assemelhe aos valores do carregador disponibilizado pela empresa fabricante.

Quinta dica: Não use carregadores sem fio

Carregadores sem fio podem superaquecer seu smartphone em função do excesso de carga, por isso é importante que sejam evitados. Carregadores com fio já estão programados para cortar a energia assim que a carga da bateria estiver completa e agem para dispersar o calor.

Sexta dica: Não use carregadores veiculares

Aqui temos também o problema do superaquecimento da bateria, pois é comum a entrada para carregadores veiculares estar localizada muito próximo ao motor do carro. Já sabemos que as temperaturas muito altas são riscos muito sérios à bateria do seu smartphone, por isso não recomenda-se esta prática.

Sétima dica: Não utilize seu smartphone enquanto ele estiver carregando

Novamente, já foi dito várias vezes que o calor é o grande vilão da história, e o superaquecimento das baterias ocorre justamente durante o carregamento. Além do superaquecimento, utilizar o aparelho enquanto ele carrega fará com que a carga demore mais para ficar completa em virtude da utilização de energia pelos aplicativos e da conexão com a rede de internet.

Leia também:  Comparativo LG G4 vs Samsung Galaxy S7

Seguindo essas dicas são grandes as chances de a bateria do seu smartphone ter uma vida mais longa, o que, afinal, é que todos queremos.

Sabrina Ferraz Fraccari

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *