Como Melhorar o Sinal Wi-Fi de Casa



Saiba aqui como melhorar o sinal Wi-Fi de sua casa com muitas pessoas conectadas.

Por mais que uma rede de internet tenha bastante velocidade, quanto mais pessoas se conectam ao mesmo Wi-Fi, mais chances de a qualidade do sinal ser prejudicada e até de você ter dificuldade de fazer algumas atividades.

Agora, devido a pandemia do Covid-19, a família toda passa o dia em casa e, certamente, vocês podem estar usando bastante a internet. Seja para trabalhar, estudar ou mesmo se distrair vendo alguma série nos streamings.



Para garantir que todos da casa consigam usar a internet com mais velocidade, é interessante adotar algumas dicas. Confira:

Diminua o número de dispositivos conectados

Cada aparelho que estiver conectado a rede de Wi-Fi consome um pouco da banda. Você talvez até precise manter o notebook e o celular online, mas as crianças e adolescentes não. Assim, enquanto os pequenos assistem TV ou fazem alguma atividade fora da internet, mantenha seus dispositivos desligados.



Essa é uma regra básica e bem antiga. Quanto menos aparelhos conectados, mais rápida a velocidade e a qualidade do sinal Wi-Fi.

Centralize o roteador

O roteador Wi-Fi deve ficar em um local mais centralizado da casa, de forma a dividir o sinal igualmente por todos os cômodos. Além disso, como as ondas são emitidas de cima para baixo, procure deixá-lo em um ponto alto, em cima de um armário, por exemplo.

Conecte no cabo aparelhos fixos

Alguns aparelhos da casa quase nunca mudam de lugar. Se estiverem perto do modem, considere deixá-los conectados com conexão via cabo. Pode ser a TV, o videogame e até o velho e bom computador desktop.

Tire esses aparelhos da rede Wi-Fi e use a conexão a cabo. Você vai observar melhoria na velocidade da conexão sem fio nos celulares, tablets e notebooks.

Leia também:  Vivo V7 - Ficha Técnica, Preço e Características

Repetidor de sinal

A casa é grande e nem todos os cômodos recebem o Wi-Fi com boa qualidade? Considere a ideia de comprar um repetidor de sinal ou kits powerline. Eles irão aumentar o alcance da sua conexão sem fio e assim melhorar a qualidade e velocidade.

É interessante para quem tem o modem na sala, por exemplo, e trabalha em um quarto ou escritório. Assim, o sinal fica tão alto quanto no cômodo principal.

Cuidado com os “obstáculos”

Alguns itens atrapalham o sinal Wi-Fi, são considerados obstáculos que diminuem o sinal. Dentre eles estão paredes (normais e de vidro), janelas, microondas e até o seu telefone sem fio. Provavelmente seu roteador não está instalado na cozinha, então o microondas não é um problema.

Agora, procure posicionar o modem em um local mais aberto, longe das paredes e janelas. Além disso, o telefone sem fio não pode ficar do lado e nem na mesma altura do roteador. Uma dica é deixá-lo em uma prateleira mais baixa do armário ou instalá-lo em um segundo ponto da casa, longe do Wi-Fi.

Aposte em um modem melhor

O modem Wi-Fi vai fazer toda a diferença na conectividade de todos os dispositivos. O ideal é apostar em modelos de maior qualidade, inclusive se decidir usar o repetidor de sinal, além do modem entregue pela própria operadora.

Roteadores com a opção de conexão 5 GHz conseguem priorizar dispositivos e garantem que você navegue mais rapidamente. No entanto, nem todos os aparelhos da sua casa podem ser compatíveis com a rede.

Aumente a velocidade da banda larga

Como é uma época em que estão todos em casa – por questão de segurança, inclusive – vale a pena considerar aumentar a velocidade da sua banda larga. Várias operadoras oferecem pacotes com 120 a 240 MB com um preço bastante atrativo.

Leia também:  Galaxy Note 8 ganha Atualização para Android 9.0

Se puder, aumente a velocidade da sua internet, mesmo que temporariamente, para garantir que todos os moradores consigam qualidade de uso em seus dispositivos.

Diminua a qualidade padrão de alguns sites

Alguns sites de streaming já estão mudando a qualidade de suas transmissões, até pela quantidade de acessos maior que tem recebido. Ao invés de oferecerem a versão HD, todos os assinantes recebem o sinal padrão ou normal.

Você também pode programar não apenas os streamings, mas sites de vídeos, como o YouTube, a exibirem o conteúdo com qualidade um pouco menor, para consumir menos da sua banda Wi-Fi.

Com essas dicas fica mais fácil todos os moradores terem a mesma qualidade do sinal Wi-Fi.

Stephanie Caroline Meyer de Quadros

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *