Carregamento sem fio via NFC – o futuro do celular?



Num futuro próximo, celulares podem ser carregados completamente sem fio

Acredita-se que os celulares do futuro, não tão distante, utilizarão a tecnologia NFC para fazer a recarga de dispositivos. O sistema que permite que se faça a comunicação sem precisar de fios, deve ajudar a smartphones a transferirem tanto a bateria quanto os seus dados por meio de uma única antena.

O sistema de um aparelho carregar o outro, também chamado de recarga reversa, já é conhecido entre nós. A novidade de agora é que os telefones poderão utilizar o novo chip de NFC para o recurso chamado de WLC – Wireless Charging via NFC ou na linguagem mais popular, Carregamento sem fio via NFC.



Acredita-se que esta recarga tenha funcionalidade, mas de maneira lenta, já que a sua capacidade é de 1W, o que só dá para carregar a smartwatches, canetas digitais ou fones de ouvidos.

Comparando marcas

O Motorola Edge Plus já foi lançado com recarga reversa de 5W. Já o Xiaomi que conta também com esse carregamento tem 10W, o que faz com que a bateria seja compartilhada sem a necessidade de tomadas ou fios. Em relação ao Galaxy S10, Galaxy S20 e Galaxy Note 10 tem a capacidade de 4,5W. O Huawei P30 conta com 2,5W.



O novo recurso pode contribuir para melhorar a compatibilidade entre os diferentes fabricantes. Tirar plugues e cabos para fazer o carregamento de bateria pode ajudar na criação de dispositivos fechados e menores. Isso pode fazer com que cada vez mais os telefones celulares fiquem menores, melhorando o seu design.

Iphone 12 em 2020

Mas, há boatos de que o novo Iphone 12 trará recursos para fazer o carregamento sem fio, só que nos padrões de QI. Caso a Apple opte por essa tecnologia terá que repensar nos componentes internos dos seus equipamentos e aumentar a tecnologia NFC para outros acessórios do smartphone.

Leia também:  Bateria do Celular - Verdades e Mitos sobre o Carregamento

Se o padrão WLC for colocado em prática será preciso que alguns fabricantes utilizem o chip NFC para transmitir e receber energia, já que os atuais não conseguem ser usados.

Atualmente a Apple já recebe críticas por não ter a entrada padrão USB para o carregamento dos seus smartphones. Acredita-se que ainda em 2020, com o lançamento do Iphone 12, veremos o último aparelho da marca com entrada para cabos de carregamento de bateria.

O pensamento de fazer um Iphone que não tenha porta para carregamento não é novidade na Apple, já que não é de hoje que a marca pensa em tirar todas as portas e botões externos com o objetivo de ter um equipamento que tenha menos pontos de falhas do hardware e seja mais limpo. Mas, com a novidade do carregamento sem fio chegando em outras marcas pode fazer com que a Apple adote também esse sistema.

De qualquer forma, o Iphone não tem entrada específica para fones de ouvido desde o Iphone 7, que pede uma entrada com adaptador ou lightning. Recentemente fones bluetooth chegaram junto com o lançamento do AirPod.

Futuro

O popular Wi-Fi foi inventado no ano de 1997 e apresentado em 1999, mas só ganhou dispositivos compatíveis em 2004. Lembrando que no Brasil só chegou em 2008. Prova disso é que existe um tempo de quando algo é lançado até ser comercializado.

Algumas empresas já vêm desenvolvendo equipamentos de recarga que seja capaz de encontrar quais aparelhos precisam de carga e faça isso de forma automática.

Mas é preciso saber que todas estas possibilidades estão em novos rumos. Algumas tentativas aconteceram em direções diferentes e sempre há a busca constante de encontrar de uma forma ainda mais eficiente. De qualquer forma, já da para imaginar e pensar em um mundo no futuro sem fios emaranhados ou atrás de móveis e equipamentos.

Leia também:  Melhor Celular Resistente à Água e Queda 2020 - Qual Comprar

Carregador por NFC na placa de um LG Nexus 5

Imagem: Carregador por NFC na placa de um LG Nexus 5

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *