Comparativo Zenfone 6 x Galaxy A80 – Qual é Melhor?



Confira aqui as principais qualidades e defeitos do Zenfone 6 e Galaxy A80.

Há alguns anos atrás, a Apple apresentou ao mundo o iPhone X, o primeiro celular com “entalhe” na parte frontal, para abrigar a câmera e os sensores, com um conceito de proporção maior de tela. Desde então, o tradicional recorte ganhou diversos estilos, com o formato em gota o mais adotado.

Para resolver o problema, aparelhos começam a se tornar “giratórios”. Um módulo que possibilita o uso da câmera traseira como frontal resolvem o problema do iPhone X e da parcela gigante de celulares do mercado.



No Brasil, dois modelos se destacam nesta nova categoria: o Zenfone 6 da Asus e o Galaxy A80, da Samsung. Hora de dissecar os dois modelos.

Processador e desempenho

Apesar da similaridade, é evidente que processadores de alto desempenho ainda são melhores. Com a evolução dos chipsets intermediários, muitos celulares que não custam os olhos da cara, conseguem durar anos.



Citamos isso, por que o Zenfone 6 traz um Snapdragon 855 que é um topo de linha da Qualcomm. Lançado ano passado, ele suporta tecnologias mais recentes do que outros modelos mais simples. No modelo da Asus, são 6GB de RAM e 64GB de armazenamento interno.

Já o Galaxy A80 aposta em um processador mais simples: o Snapdragon 730G é o melhor dos intermediários, mas não é um topo de linha. São 8GB de memória RAM e 128GB de espaço interno. Não há expansão nele, diferentemente do Asus.

Entre mais memória RAM e processador, acredito que um processador da gama topo de linha possa entregar mais desempenho ao usuário: nesse ponto, ganha o Zenfone 6: que também suporta expansão.

Tela

O Zenfone 6 tem uma tela de 6.4 polegadas com 1080×2340 pixels e tecnologia IPS. Já o A80 tem 6.7 polegadas e resolução 1080×2400 pixels e tecnologia Super Amoled.

Leia também:  Mi Box Mini - O Que é, Análise e Preço do Dongle para TV da Xiaomi

Grandes partes dos topos de linha da Asus ainda trazem o painel IPS LCD, o que é uma clara desvantagem contra a Samsung, que tem uma tecnologia melhor, além de uma tela maior e ligeira superioridade na resolução.

Em telas, o A80 leva vantagem.

Câmera

Ambos os aparelhos têm câmeras iguais: isso quer dizer que os dois sensores, com 48MP e 8MP fazem um trabalho bastante parecido. Por ser um topo de linha, esperava que o Asus trouxesse uma estabilização de foto e vídeo óptica e não digital. A boa notícia é que ambos filmam em 4K na parte frontal, já que aproveitam a mesma câmera que faz registros na traseira.

Neste empate técnico, sem vantagem para ambos os lados.

Conectividade e bateria

O Zenfone 6 traz uma bateria de 5000 mAH em seu interior, contra 3700 mAH no modelo da Samsung. Ambos suportam carregamento rápido, contando com carregador apropriado para tal tecnologia. Ambos têm saída USB Type-C, conectividade sem fio dual band, Bluetooth 5.0, porém com vantagem para o Zenfone 6 que já está preparado para o padrão aptX quando falamos em Bluetooth.

A bateria de 5000 mAH deve durar tranquilamente de um a dois dias, a depender do uso. Atividades leves vão requerer menos do processador e assim ganhar em energia. Atividades mais pesadas devem drenar rapidamente a bateria, como a do A80.

Ponto para o Zenfone, pela bateria maior e ligeira superioridade em conectividade.

Qual o melhor?

O Zenfone 6, por ser um topo de linha, supera o A80 em todos os quesitos. Mesmo com o poder da marca Samsung e a sua interface otimizada e já conhecida, a Asus cumpriu um excelente trabalho. Tem mais processamento, câmera similar e maior bateria. Fica pecando, porém, na tela que é apenas uma IPS LCD.

Leia também:  Samsung pode lançar Novo Galaxy S8 com Autofoco na Câmera Frontal

Já o A80 é um intermediário Premium e tem essa premissa. Ainda é um excelente aparelho e deve durar por muito tempo, trazendo boa quantidade de memória RAM e armazenamento interno.

Preço

Conforme pesquisa realizada no final do mês de agosto, o Zenfone 6 pode ser encontrado por preços entre 3.079 reais e 3.122 reais. Já o A80 pode ser encontrado com valor similar, cerca de 3 mil reais no site da Samsung.

No mercado de câmeras giratórias, o Zenfone 6 parece mais negócio que o A80. Se o usuário não liga pra isso, o Note 10 Lite e o S10 Lite é mais negócio, com preços mais baratos. Até o A71 pode ser achado por 2.000 reais.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *