Como Desativar o Google Assistente no Celular Android



Saiba aqui o que fazer para desligar o Google Assistente no Celular Android.

O aparelho celular se tornou um dos equipamentos eletrônicos mais utilizados durante nosso dia-a-dia. Utilizado para trocar mensagens, fazer comprar, solicitar transporte urbano, entre muitas outras funções, os smartphones trazem tecnologia de última geração e de fácil acesso para a palma da nossa mão.

Os novos modelos de telefone móvel contam, ainda, com a denominada Inteligência Artificial – um mecanismo que permite simular características humanas como raciocínio lógico, tomada de decisão, interpretação de dados, etc.



E foi por meio da Inteligência Artificial que profissionais especialistas desenvolveram os assistentes virtuais como o Google Assistente, aplicativo disponível em todos os smartphones que utilizam o sistema operacional Android.

O que é o Google Assistente?

O Google Assistente surgiu no ano de 2016 e tem a capacidade de desempenhar tarefas agendadas ou simultâneas a partir do comando de voz do seu usuário. Através destes comandos, é possível realizar chamadas, enviar mensagens, criar alertas, abrir aplicativos, fazer pesquisas e muito mais.



Nos smartphones, a ferramenta já vem instalada e habilitada por padrão, contudo, para que o aplicativo desempenhe todas as suas funções, o usuário precisa permitir o acesso a algumas informações que podem incluir agenda, contatos, local, galeria e memória.

Por quê desativar o Google Assistente?

Como dissemos anteriormente, o Google Assistente é uma ferramenta que, por padrão, já vem instalada e habilitada nos celulares que utilizam o sistema operacional Android. Isso significa que ele ocupa parte do armazenamento interno do aparelho desde o momento em que o usuário liga o smartphone pela primeira vez.

Para as pessoas que naturalmente gostam e utilizam a ferramenta, isso não é um problema. No entanto, se você não é adepto da inteligência artificial, uma opção é desativar o Google Assistente. Desse modo, além de poupar parte da memória RAM do seu celular, você também evita de acionar o dispositivo por engano

Leia também:  Galaxy A30 ganha Nova Atualização para Android 10

Como desativar o Google Assistente?

Se você decidiu não utilizar o assistente virtual do Google no seu smartphone só que ainda não sabe como fazer isso, seus problemas se acabaram.

Nos tópicos a seguir, ensinamos o passo a passo para que você consiga facilmente desativar o Google Assistente do celular Android.

O primeiro passo é clicar no ícone do aplicativo Google, caracterizado pela inicial G do nome da companhia. Com o aplicativo aberto, clique no botão chamado “Mais”, que fica localizado no canto inferior direito da tela. O botão “Mais” é caracterizado por três pontinhos.

Ao clicar nestes três pontinhos, uma coluna com diferentes opções vai se abrir. Role a tela até que encontre a opção chamada “Configurações”, representada por um ícone que se assemelha a uma pequena engrenagem.

Dentro da opção “Configurações”, clique na aba “Google Assistente”. A partir desse momento, dados da sua Conta do Google aparecem na tela. Logo abaixo o botão chamado “Gerenciar Conta do Google”, há a opção “Assistente”. Clique nesta opção.

Dentro da opção “Assistente”, role a tela até encontrar o botão chamado “ Telefone”. Ao clicar no botão “Telefone”, uma tela com definições e ajustes do Google Assistente vai se abrir. Verifique se o botão em frente aos dizeres “Google Assistente” está ativado.

Caso esteja ativado, a ferramenta está instalada e habilitada em seu aparelho celular e, por isso, está respondendo aos seus comandos de voz. Nesse momento, basta desativar o botão para desabilitar as funções do aplicativo em questão.

Observe que ao desativar o botão em frente aos dizeres “Google Assistente”, a lista de recursos do aplicativo desaparece. Esse é o principal sinal de que você conseguiu, de fato, desabilitar o assistente virtual do seu smartphone.

Leia também:  Moto G7 Plus ganha Nova Atualização para Android 10

Viu como é fácil desativar o Google Assistente do celular Android? Agora conte nos comentários o que mais você quer aprender a fazer no seu smartphone!

Juliete Landi Lucas

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *