Melhores Programas e Sites para Gravar e Editar Podcast



Confira aqui os melhores programas e sites para gravar e editar Podcast.

Os podcasts, termo que está bastante em alta nas mídias digitais, são conteúdos criados no formato de áudio e compartilhado gratuitamente na internet, seja em sites específicos para esse tipo de material ou em plataformas de streaming de música.

Uma pesquisa realizada em 2019 pela plataforma de streaming Deezer aponta que o consumo de podcasts cresceu em 67% no Brasil. A semelhança com os programas de rádio pode ser considerado um dos atrativos que tornaram os podcasts tão bem aceitos no Brasil. O atrativo do podcast, em comparação com as estações de rádio, é que na primeira o ouvinte pode acompanhar os conteúdos em qualquer horário, diferente da rádio em que os programas vão ao ar em horários específicos. A variedade de conteúdos também facilita a recepção que os podcasts tiveram no Brasil: literatura, música, política, futebol, humor e muitos outros.



A facilidade que existe em ouvir também há em produzir: qualquer pessoal pode criar e compartilhar um podcast de forma autônoma, basta ter um conteúdo de qualidade e o mínimo de habilidade com internet e computador ou aplicativos para celular.

Abaixo listamos 5 programas e sites para quem está pensando em produzir um programa de podcast.



1. ANCHOR

A Anchor é uma das principais plataformas de produção e compartilhamento de podcast. Além de possuir acesso gratuito, disponibiliza versões para web e para smartphones. Para utilizar as ferramentas da Anchor, é necessário criar uma conta gratuita no site, após isso você terá acesso às ferramentas de gravação de áudio, edição e publicação. É possível também convidar amigos no próprio site/app para gravar o episódio com você. A plataforma tem ainda interação com o Spotify, assim é possível compartilhar os episódios do podcast produzido na plataforma de streaming de música.

Leia também:  WhatsApp - Como Mudar Fonte e Enviar Mensagem em Negrito, Itálico ou Riscado

2. AUDACITY

O Audacity é um software de fácil utilização, gratuito e compatível com Windows, Mac e Linux. Trata-se de uma ferramenta de gravação e edição de áudio altamente utilizada por produtores de podcasts. O software possibilita a preparação dos áudios que farão parte dos seus episódios através de ferramentas de corte, alteração de volume, adição de faixas de música, entre muitas outras. É um dos programas citados quando se trata de podcast devido a sua funcionalidade.

3. DISCORD

Se você precisa de uma ferramenta que possibilite a gravação de áudio de forma remota e síncrona, o Discord pode ser uma ótima solução. Imensamente utilizado por gamers como canal de comunicação durante jogos online, o programa, disponível para PC e smarthphones, possui uma ferramenta que facilita a gravação das conversas. Chamada de Craig, o bot para o Discord permite fazer a gravação da chamada de áudio entre você e os seus amigos, salvando as faixas de áudio individualmente e facilitando o trabalho de edição e preparação dos episódios do podcast.

4. MP3 SKYPER RECORDER

Semelhante à ferramenta do Discord, o MP3 Skyper Recorder é um software que também possibilita gravar as chamadas feitas pelo Skype. As conversas gravadas são salvas no formato mp3 mantendo a qualidade do material. O programa é gratuito e compatível apenas com o Windows.

5. FREE MUSIC ARCHIVE

Para ser atrativo, um podcast precisa ter conteúdo interessante e um áudio com o mínimo de ruídos externos possíveis. Mas você pode deixar o seu programa ainda mais interessante, basta investir na edição do material inserindo faixas de som na introdução dos episódios. Para isso, você pode utilizar o Free Music Archive para escolher faixas de som para utilizar no seu projeto de podcast. A plataforma online oferece uma biblioteca com um vasto repertório de músicas variadas, gratuitas e legais, ou seja, livres de direitos autorais. É importante recorrer à biblioteca de músicas livres para evitar problemas com a lei de direitos autorais.

Leia também:  Como Baixar Músicas do YouTube no Celular sem Instalar Aplicativos

Joseildo Henrique da Conceição

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *