Como Arrumar o Horário de Verão no Celular Android



Confira aqui o que fazer para arrumar o horário de verão em seu celular Android.

No último domingo, dia 01 de novembro, muitas pessoas perceberam que o relógio do celular, principalmente de quem tem sistema Android, viu que a hora foi alterada. Quando deu meia noite, o relógio adiantou-se para a uma hora da manhã.

Isso porque grande parte dos aparelhos não tinha a informação de que a alteração não deveria ser feita, e para evitar que a mudança para o horário de verão fosse feita, era preciso fazer alguns ajustes.



O horário de verão foi cancelado pelo Presidente Jair Bolsonaro em 2019, porém, alguns computadores e smartphones não atualizados, ainda seguem as regras antigas.

Alteração automática

Essa alteração de horário acontece na grande maioria dos smartphones que tem versões antigas ao Android 10, lançado em 2019. Por isso, muitos usuários estranharam o adiantamento do horário em seus relógios no final de semana.



Desde 2017 que o horário de verão acontece no começo de outubro, e no ano seguinte em 2018, ele foi adotado para ser mudado no primeiro domingo do mês de novembro. Mas agora, ele não existe mais, e por isso, não precisamos mais alterar o nosso relógio.

Salvo os aparelhos mais modernos e atualizados que não tiveram seus horários atualizados, é preciso corrigir o erro de horário.

Veja abaixo:

Em smartphones com Sistema Android

  • Localize a opção de “Configurações”;
  • Depois procure a opção “Data e Hora”;
  • Desmarque a opção automática;
  • E faça a correção da hora manualmente.

Os celulares que não tiveram a hora alterada, é porque foram atualizadas pelo próprio fabricante, já seguindo as novas regras que foram enviadas a todas as empresas e operadoras de telefonia do país.

Leia também:  Atualização do Asus Zenfone 6

De acordo com a IANA (Autoridade para Atribuição de Números de Internet), a mudança no horário de verão no país impacta diretamente esse banco de dados, que é um dos responsáveis por passar diversas informações para os aparelhos.

Horário de verão

A primeira vez que o horário de verão foi instituído no Brasil, foi no governo Getúlio Vargas, em 1931/1932. Naquela época a versão durou quase meio ano, iniciando no começo de outubro, de 1931 e terminando só no final de março de 1932.

O horário de verão foi adotado novamente no ano seguinte, mas depois teve períodos não consecutivos. Primeiro em 1949, depois em 1953, depois de 1963 a 1968, e pulou ainda vários anos, até 1985, até abril de 2019, quando foi revogado pelo decreto do atual presidente.

A vigência do horário de verão durava em torno de 120 dias, e esse horário diferenciado é feito em cerca de 70 outros países, incluindo:

  • México;
  • Canadá;
  • Chile;
  • Uruguai;
  • Paraguai;
  • Austrália;
  • Entre outros.

Para que serve o horário de verão?

O horário de verão foi implementado inicialmente para diminuir a carga e o consumo de energia em horários de pico. As horas de consumo de maior energia no dia, costuma ser no final da tarde, quando as pessoas, principalmente, chegam do serviço em casa e ligam a TV, o chuveiro e outros eletrodomésticos.

Com isso, a demanda de energia vinha aumentando demais, e então o horário de verão foi criado, para que fosse possível aproveitar mais a luz natural nas estações em que os dias já são mais longos.

Com isso, se faz menos uso das lâmpadas, se aproveita mais a luz natural nas empresas e indústrias e também nos espaços ao ar livre, como em praças e ruas, e assim a sobrecarga de energia fica melhor distribuída.

Leia também:  Huawei Enjoy 6 - Características e Preço

Embora o horário de verão não exista mais, é possível tomar algumas medidas em casa e economizar e energia, tanto para o país, como para o meio ambiente e também para o bolso. Seja consciente.

Susan NogArt

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *