Como Fazer a Portabilidade para TIM



Saiba aqui como fazer a portabilidade numérica e mudar para a TIM.

O mercado de telefonia mudou nas últimas décadas. Com isto, velhos conceitos caíram por terra. Um deles, diz respeito a mudanças de operadora. Hoje, é possível mudar de empresa de uma hora para outra, e o melhor: sem perder o número ao qual está usando.

Para quem é cliente das operadoras Oi, Claro e Vivo e pretende mudar para a TIM, pode seguir alguns passos bastante simples. O primeiro deles é que sua linha precisa estar em sua titularidade. Conferido isto, os próximos passos vão ser divididos em linhas pré-pagas ou com algum tipo de plano. É bom lembrar que a TIM é a terceira maior operadora do país e a líder em cobertura 4G.



Pré-pago

Se a sua linha é aquela que você insere créditos e não recebe qualquer tipo de fatura, o procedimento é bastante simples: basta comprar um chip da TIM em qualquer ponto que comercialize o produto.

Com isto, envie um SMS para 4441 com a palavra MANTER e informar o número com DDD para o qual deseja portar para a TIM. Feito isto, basta informar o código recebido no celular ao qual o número está e aguardar a portabilidade.



Tim Controle

Quem quer aproveitar o plano em fatura que a TIM disponibiliza, também pode fazer a portabilidade pelo site no momento da contratação. Para isto, basta escolher o plano desejado e optar por manter seu número TIM ou de outra operadora.

Preencha, confirme os dados e aguarde o período. Nesta fase, pode ser que a TIM entre em contato para confirmar as informações. O procedimento pode ser feito pelo site: https://www.tim.com.br/sc/para-voce/planos/controle.

Tim Black e Black Família

Para realizar a portabilidade no plano pós-pago da Tim, o procedimento é bastante semelhante ao qual deve ser feito pelo controle. Para isto, basta escolher o plano desejado e optar por manter seu número TIM ou de outra operadora.

Leia também:  Galaxy S10 x Galaxy S20 - O Que Muda no Novo Smartphone

Preencha, confirme os dados e aguarde o período. Nesta fase, pode ser que a TIM entre em contato para confirmar as informações. O procedimento pode ser feito pelo site: https://www.tim.com.br/sc/para-voce/planos/pos-pago/tim-black. Mais abaixo, pode-se encontrar o plano destinado a família, com dependentes.

Pelo site

A TIM também permite que a portabilidade seja realizada pelo site. O portal https://www.tim.com.br/sc/para-voce/planos/portabilidade pode ser usado para consultar qualquer pedido de portabilidade, ou simplesmente conferir o passo a passo novamente. Por lá, é possível também selecionar a possibilidade de receber uma ligação de qualquer consultor para realizar de forma eletrônica, ou de agendar horário para visitar a loja física da operadora e fazer por lá os procedimentos.

Sobre a portabilidade

A Portabilidade numérica permite que o usuário possa alternar de prestadora sem mudar seu número de telefone. Para isto, o cliente deve realizar a portabilidade dentro da mesma área, ou seja, DDD.

No momento da portabilidade, outros dados podem ser solicitados como o RG e o CPF, além do nome completo e estado onde a carteira de identidade foi emitida. No geral, qualquer operadora não cobra pelo serviço, sendo que os créditos presentes na linha, caso o cliente possua uma linha pré-paga, serão perdidos. Para outros clientes, os benefícios da atual operadora também podem ser perdidos.

Em geral, a portabilidade dura em até cinco dias úteis, mas pode ser concluída antes. Para isto, a data e hora são informadas no momento da solicitação, o que garante que aquilo informado seja de fato cumprido.

Para clientes que optem pela portabilidade, as operadoras geralmente concedem bônus em planos como uma franquia a mais de internet ou um desconto no valor pago final. Na operadora ao qual o cliente queira deixar, promoções e ofertas também são enviadas, já que as operadoras não querem perder seus clientes.

Leia também:  Claro - Planos de Celular Pré-Pago 2017

Até que a portabilidade não seja de fato concluída, o consumidor pode cancelar o procedimento.

Por Leandrinho de Souza

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *