Novo Galaxy S21 deve chegar Sem Fone e Carregador



Novo smartphone da Samsung já foi homologado pela Anatel e deverá ser vendido em breve.

Foi homologado pela Anatel, no último dia 7, os modelos Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra, e junto à homologação foi divulgada uma informação que causou polêmica: os modelos serão comercializados em território nacional sem fone de ouvido e carregador na caixa. Esta estratégia também foi adotada pela Apple no lançamento do iPhone 12, além de ter retirados os acessórios dos modelo 11, XR e SE. Esta ação foi tomada com a expectativa de que outros fabricantes seguissem seu exemplo, o que a homologação realizada pela Anatel confirma.

De acordo com os documentos de homologação da Anatel, os três modelos receberam a seguinte nomenclatura: SM-G991B/DS (S21), SM-G996B/DS (S21+) e SM-G998B/DS (S21 Ultra). E apesar de ainda poder alterar os nomes dos modelos, a decisão quanto a não disponibilização conjunta de telefone, fone e carregador, não será alterada. A documentação de homologação deixa clara a decisão de comercialização dos aparelhos sem fonte de alimentação e fones de ouvido, apesar de os testes terem sido realizados com dois tipos distintos de adaptadores. Informações de bastidores já apontavam que a Samsung desejava lançar em 2021, telefones móveis sem fone e carregador na caixa, tendo como modelo inicial o S21.



É importante salientar que a página oficial da Samsung Caribe no Facebook divulgou uma publicação onde mandava uma indireta à Apple, no mês de outubro, afirmando que o Galaxy oferecia tudo o que o usuário procurava, incluindo elementos básicos, como por exemplo, um carregador. Essa rixa é antiga, conforme fatos ocorridos em 2019. No início daquele ano a Samsung tirou do ar anúncios, do YouTube, onde a Apple era criticada por lançar modelos da linha iPhone sem entrada para encaixe de fones de ouvido. Após alguns meses, foi anunciado o lançamento do Galaxy Note 10 e 10+ sem a presença do conector de 3,5 mm.

Leia também:  Asus Zenfone 3 Max - Características, Configurações

iPhone comercializado sem carregador pela Apple

Foi um verdadeiro alvoroço o lançamento do iPhone 12, pela Apple, quando foi confirmado que o modelo não teria incluso na caixa o carregador e fones de ouvidos, decisão estendida para os modelo 11, XR, SE e Apple Watch. O argumento apresentado pela Apple foi de que esta medida foi tomada visando a redução de lixo eletrônico, com foco na proteção do meio ambiente, porque vários clientes já possuem os acessórios em suas residências.



Em novembro a Apple afirmou que as mudanças realizadas no iPhone 12 e Apple Watch foram responsáveis pelo corte de mais de 2 milhões de toneladas em emissões de carbono, o que equivale a remoção de 500 mil veículos das estradas, anualmente. Ainda segundo a Apple, a expectativa é que os demais fabricantes sigam este exemplo. A homologação dos modelos da Samsung demonstram o atendimento dessa expectativa. Porém, a justificativa da Apple não convenceu a todos. É importante frisar que na França a Apple é obrigada, por força de lei, a comercializar o iPhone 12 em duas caixas para incluir os fones de ouvido. Lá o modelo é disponibilizado com cabo USB-C,

A fabricante do iPhone foi questionada pela secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e pelo Procon-SP. Em São Paulo, de acordo com o diretor executivo do Procon, Fernando Capez, a Apple poderá ser obrigada a disponibilizar o carregador aos consumidores que façam a solicitação. A Apple garante que seus clientes poderão utilizar os carregadores de outras marcas de dispositivos móveis sem prejuízo à garantia original de fábrica dos modelos iPhone. Para isso, os acessórios precisam ser devidamente homologados pela Anatel. Pelas informações até aqui dispostas, a comercialização de telefones móveis sem carregador e fones de ouvidos inclusos ainda causará muitas e extensas discussões entre fabricantes, usuários e órgãos de defesa do consumidor.

Leia também:  Galaxy J5 Metal - Como Resetar e Restaurar as Configurações de Fábrica

Luis Fernando Bernardo

Please follow and like us:

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email