Como Tirar Vírus do Celular? Qual o Melhor Método?



Saiba aqui qual é o melhor método para tirar vírus do seu celular.

Varredura ou reset? Qual é melhor jeito de tirar o vírus do seu celular?

As pessoas ainda não estão tão preocupadas com os vírus em seus aparelhos celulares quanto de seus notebooks e PCs, mas o certo é que deveriam. Para se ter ideia, entre os meses de março e junho de 2020, aconteceu um aumento de 51% na utilização dos stalkerwares, que são aplicativos espiões. Foi também em 2020 que os ransonwares chegaram a atacar até o STJ – Supremo Tribunal de Justiça.



O que deveria acontecer é que as pessoas teriam que parar para pensar na importância de se preocupar com os vírus nos celulares, já que a maioria delas carrega a “vida” dentro dela, com aplicativos de bancos, documentos, redes sociais, fotos e até informações da família.

Mas, como saber realmente se há um vírus dentro do seu celular? E se quando descoberto? O que é melhor fazer? Um reset ou uma varredura? Qual das duas opções é o melhor jeito de tirar o vírus do celular?



Neste artigo trouxemos algumas informações muito importantes para você ficar por dentro desse assunto.

Primeiro Passo: a varredura

Há muitas opções de aplicativos que fazem varredura, gratuitos ou pagos e que conseguem fazer um monitoramento do aparelho de celular e descobrir se há algo suspeito. Em um equipamento simples, normalmente a varredura já é suficiente para dizer se o que está instalado é vírus e fazer uma limpeza. Em seguida, a dica é fazer a desinstalação dos aplicativos maliciosos. Mas se o aparelho utiliza um sistema em root Android, somente esse passo pode não ser suficiente.

Leia também:  Xiaomi Mi 4i - Características, Ficha Técnica

Quando a varredura não resolve: reset

Se o passo a passo anterior da varredura não funcionar, o indicado é fazer o processo de reset, isto é, se o telefone celular ainda tiver com problemas o ideal é fazer com que ele volte a configuração original de fábrica. Essa é uma medida que deve ser bem pensada antes de ser feita, já que apaga todos os dados pra sempre. Mas mesmo se o celular estiver com vírus, você pode fazer um backup de tudo antes de realizar o reset.

Mesmo assim, ainda há o risco de se continuar com vírus no aparelho, já que alguns vírus ainda se mantém no aparelho depois do reset, que normalmente são os que realizam um sequestro no sistema e não deixa que o usuário tenha acesso a arquivos criptografados.

Se isso acontecer, o que pode ser feito é um resgate em criptomoedas. Mas, assim que conseguir fazer a restauração você deve realizar a troca das senhas de todos os aplicativos.

Mas como saber se o smartphone está com vírus?

Mesmo sem utilizar um antivírus você poderá perceber que o aparelho está infectado pelos sinais que ele apresenta como, por exemplo, duração menor do tempo de bateria e bateria esquentando. Além disso, você também poderá ter recebido algumas faturas que não são devidas, além de chamadas para serviços que são pagos ou até mesmo assinaturas de serviços que começarão a “aparecer” em seu fatura de serviço de telefonia.

Outra dica para perceber que o celular está infectado são anúncios na tela inicial ou no navegador com propagandas que não são desejadas, apresentando sites que não são de seu conhecimento.

Leia também:  Apple afirma que iPhones e iPads foram feitos para Durar 3 Anos

Mas como fazer a prevenção de se infectar?

Para prevenir do seu celular ser infectado você deve ficar de olho nos aplicativos que instala no aparelho. As vezes eles estão em um site falso, que deixa fazer o download do aplicativo e desta forma acaba roubando os dados do usuário.

Por isso a sugestão é se manter afastado deste tipo de site, baixando arquivos somente nas lojas oficiais. Também fique de olho nos acessos que são pedidos seja nos aplicativos ou sites.

Kika Akita

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *