PIN do Celular – O Que é, Onde Achar o Número, Como Mudar?



Saiba aqui onde encontrar o número do PIN do seu celular.

Criado para proteger as informações do celular, o PIN é um código pessoal que acompanha o chip do aparelho. O dono do dispositivo utiliza-o para desbloquear e, assim, poder usar o telefone móvel, protegendo-o contra invasão de privacidade e mantendo os dados do celular em segurança. Confira a seguir mais detalhes sobre o que é o PIN e como ele pode ser ativado ou modificado.

O que é o PIN

Como previamente explicado, o PIN (Personal Identification Number ou Número de Identificação Pessoal) é usado para manter as informações do aparelho celular guardadas e em sigilo. Sendo assim, ao ativar o PIN, o dispositivo é impedido de realizar suas funções enquanto o código não for informado. Essa função permite que os dados do aparelho estejam seguros perante aqueles que não são o dono do celular, impedindo-os de realizar ligações ou acessar e mandar mensagens.



Mas como saber qual é o seu PIN? Muito simples: o número está gravado no verso do cartão de plástico ou envelope em que veio o chip comprado. Cabe ressaltar ainda que o PIN pode bloquear ou desbloquear o cartão SIM. Dessa forma, sempre que o usuário colocar seu chip em outro dispositivo ou, ainda, reiniciar seu próprio celular, será preciso digitar sua senha para conseguir utilizar o telefone.

O que é o PUK

O PUK é uma segunda chave se segurança, para caso o usuário digite o PIN incorretamente três vezes seguidas e o chip seja bloqueado. Dessa forma, com o PUK, é possível recuperar o acesso ao aparelho celular e desbloquear o chip. Geralmente, o número do PUK é gravado no verso junto com o PIN, porém, vem escondido sob uma camada preta, a qual pode ser raspada com uma moeda ou qualquer objeto de metal.

Leia também:  Chrome 51 chega com um novo gerenciador de senhas


Entretanto, vale ressaltar que se o PUK for digitado dez vezes incorretamente, o chip será definitivamente bloqueado e o usuário precisará comprar outro para seu aparelho, sem precisar modificar o número do mesmo.

Como saber o número do PIN

Se por acaso o dono do celular não tiver mais a embalagem do chip comprado (a qual possui o número do PIN gravado), existem outras maneiras de descobrir qual é o seu Número de Identificação Pessoal (PIN). De início, vale lembrar que cada operadora possui um PIN padrão para os chips recém comprados (em que o usuário nunca modificou o PIN), confira os possíveis códigos do PIN de cada operadora:

  • Claro: Código PIN padrão 3636
  • Oi: Código PIN padrão 8888
  • TIM: Código PIN padrão 1010
  • Vivo: Código PIN padrão 8486

Os códigos apresentados anteriormente são válidos somente para o PIN 1. Entretanto, caso o usuário já modificou alguma vez seu PIN, será necessário solicitar o código por meio da Central de Atendimento de sua operadora, entrando em contato com um atendente da mesma. Vale ressaltar, ainda, que somente o titular da linha móvel poderá solicitar novos códigos à Central de Atendimento ou modificar o PIN. Para entrar em contato com as operadoras, ligue para:

  • Claro: 1052
  • Oi: *144 ou 1057
  • TIM: *144 ou 1056
  • Vivo: 1058 ou *8486

Como ativar ou modificar o PIN

Para ativar o PIN, em celulares Android, vá em “Configurações” e selecione a opção “Segurança”. Depois, clique em “Configurar Bloqueio do SIM” e em seguida ative a chave que está ao lado da opção “Bloquear Cartão SIM” (isso servirá para ativar a função).

Leia também:  Samsung Galaxy A11 - Ficha Técnica e Novidades

Logo após, clique em “Ok, entendi” e será direcionado para a solicitação da senha, assim, digite o código padrão da operadora (caso nunca tenha modificado o PIN antes) ou sua senha pessoal (caso já tenha modificado ela). Por fim, já com o PIN ativado, basta reiniciar o aparelho e, assim, o código será solicitado para o celular realizar suas funções, tais como acesso à internet ou ligações.

Para modificar o PIN, clique em “Alterar PIN do SIM” (localizado abaixo da opção de bloqueio). Em seguida, o PIN antigo será solicitado, então, basta inseri-lo e depois digitar o novo PIN desejado.

Texto de: Larissa Fonseca

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *