Novo Blackberry 5G 2021 – Novidades


Tradicional marca deve voltar ao mercado com novo celular 5G.

A marca BlackBerry está planejando a sua volta ao mercado no setor de smartphones. Após a TCL deixar a parceria em setembro de 2020, a Onward Mobility, atual detentora da marca BlackBerry, anunciou o lançamento de um novo modelo, que possui tecnologia 5G e um teclado físico, que caracterizou a marca em seus tempos de ouro.


A canadense BlackBerry, que começou com o nome de RIM, foi importante no começo do lançamento de smartphones, entre os anos de 2005 e 2010, quando a empresa foi responsável por grande parte das vendas em diversos países, como, por exemplo, os Estados Unidos. A empresa era vista como uma das mais tecnológicas do mundo, já que utilizava aplicativos e serviços de troca de mensagens bastante seguros, em uma época em que o Android e o iOS ainda não tinham o seu lugar estabelecido no mercado.


Os modelos iniciais eram acompanhados de um sistema operacional próprio, programado em Java e C++, posteriormente passou a utilizar o Android a partir do BlackBerry 10. Mas os problemas começaram a surgir em 2011, quando a concorrência começou a ganhar o mercado. O Android, iOS e o antigo Windows Phone contavam com uma vasta biblioteca de aplicativos em relação aos modelos da BlackBerry. No entanto, o estopim aconteceu depois de uma falha grave nos servidores, que abalou o maior atrativo da marca naquele período: a qualidade de segurança. Os servidores ficaram inativos durante alguns dias, o que fez com que a maioria dos usuários migrassem para outras marcas.


Desde então, a empresa tem tentado se reinventar. Em 2013 foi lançado o modelo Z10 e Q10, que tiveram visibilidade da mídia, mas não alcançaram as vendas estipuladas. Em 2014, o modelo Passport chamou atenção pelo seu design, bom desempenho e tecnologia de interação entre o smartphone e o seu computador pessoal, mas o alto custo do modelo desestimulou as vendas. A empresa chegou a ocupar apenas 0,01% das vendas do mercado de smartphones em 2017.


Com a aquisição da BlackBerry em 2020 pela Onward Mobility, a aposta da empresa é investir nos modelos com teclados físicos, bastante desejados nos tempos de ouro da marca, indo na direção oposta às tendências atuais. Porém, dessa vez o modelo trará conexão 5G, tecnologia que foi implementada no fim de 2018.

O desenvolvimento e fabricação do produto deve acontecer com parceria com a Foxconn, empresa gerenciada pela FIH Mobile. Inicialmente, o modelo deve ser lançado no continente europeu e nos Estados Unidos. A BlackBerry também está trabalhando com a possibilidade de lançar seu novo modelo no mercado asiático. Infelizmente, não há qualquer indício para o lançamento na América Latina.

Sem uma data de lançamento e poucas informações sobre os dados técnicos do aparelho, a Onward Mobility deseja apresentá-lo o quanto antes. Vale lembrar que os últimos modelos lançados no mercado ocorreram em 2018, quando a empresa estava sob o domínio da TCL.

Segundo o site oficial da empresa, o projeto está na fase final e o lançamento deve ocorrer ainda em 2021. A nova proprietária da marca aposta em segurança de dados para o mundo dos negócios, digitação para aumentar a produtividade e um produto intuitivo. No entanto, a aposta da empresa é arriscada à primeira vista, já que o mercado está repleto de modelos com telas amplas e o teclado físico ocuparia uma parte considerável em seu design.

Ainda não há uma base de dados para dar palpites sobre o novo lançamento, pelo menos até que a empresa dê mais detalhes sobre as especificações técnicas. Porém, é inegável que a BlackBerry vai encontrar modelos de peso e maior relevância no mercado atual, como os da concorrente Apple, que também trabalha com uma excelente criptografia de segurança.


Texto escrito por Wendel George Peripato


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.