Aplicativo Meu Gov.br – Como Usar, Onde Baixar?



Saiba aqui como baixar e usar o aplicativo Meu Gov.br.

Com o objetivo de facilitar o acesso a documentos importantes, facilitar a mobilidade dos mesmos e até aumentar a segurança pessoal do cidadão brasileiro, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia desenvolveram o MeuGov.br, aplicativo que reuni em apenas um lugar todos os seus documentos pessoais.

A ideia do aplicativo é ajudar, de uma forma mais prática (e digital) o cidadão brasileiro a provar sua titularidade. Inclusive, o aplicativo já está disponível para download via Android ou iOS que pode ser instalado de forma gratuita.



Reconhecimento facial no MeuGov.br

Através do aplicativo é possível fazer a prova de vida digital, para isso, pode-se utilizar o sensor biométrico do dispositivo e fazer a validação facial, que é bem simples. Basta fazer os movimentos indicados pelo próprio aplicativo, movendo sua cabeça de acordo com as instruções, piscando os olhos e sorrindo para a câmera.

Lembre-se! O reconhecimento facial só está disponível para usuários que possuam titulo de eleitor com foto e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), afinal, o aplicativo busca por essas imagens para fazer a análise das imagens e fazer a correspondência com as imagens captadas pelo seu aparelho celular. Ao fazer a validação via reconhecimento fácil, o próprio aplicativo já libera o acesso ao CPF e CNH digital.



Veja agora mesmo como você pode usar o MeuGov.br para fazer tanto a prova de vida quanto ter acesso aos seus documentos diretamente pelo celular sempre que precisar.

Como usar o MeuGov.br

O primeiro passo e o mais óbvio é fazer a instalação do aplicativo. Para isso, você precisa acessar a loja de ferramentas do seu dispositivo (se o seu celular for Android, a Playstore, já se o dispositivo for iOS, a App Store) e pesquisar pelo nome do aplicativo. Ao encontrar escolha a opção de instalação e aguarde até que ela seja concluída.

Leia também:  Novo Google Nexus 6P - Configurações e Preço do Smartphone

Depois disso, abra o aplicativo e leia as orientações na tela. Vá deslizando para a direita até encontrar a opção "Começar" e selecione a opção "Entrar com gov.br". Após isso, faça o seu cadastro na plataforma Gov.br e faça o login no aplicativo com o CPF e a senha cadastradas. Agora, faça o login no aplicativo e você será levado diretamente a tela da validação facial.

O próprio aplicativo já irá dar algumas dicas para fazer a validação da forma correta. Selecione a opção "Entendi" e faça o mesmo procedimento que fizemos ao abrir o aplicativo, role as telas para direita e selecione "Começar". Em alguns dispositivos, pode aparecer um alerta informando que o aplicativo deseja ter acesso a câmera do seu dispositivo. Pode realizar o aceite.

Agora, se posicione em frente a sua câmera (em um ambiente iluminado), faça os movimentos solicitados pelo aplicativo e pronto. Caso a captura seja feita de forma correta, a validação será confirmada na mesma hora. Agora, você poderá acessar diretamente seus documentos pessoais. Para isso, basta selecionar a opção "Documentos" e clicar sobre os quais você deseja ter informações a respeito para mais detalhes.

Observe que nas opções na região inferior do aplicativo, você também tem acesso a todas as autorizações que você autorizou o acesso dos seus dados, além de poder rever as instruções de segurança e privacidade e poder sair da conta. Explore bem cada opção para aprender a usar o aplicativo de forma mais ágil e descobrir todos os recursos.

Pronto! Agora você já está com o aplicativo do MeuGov.br no seu aparelho e pode fazer a prova de vida diretamente através do aplicativo, além de ter acesso a todos os seus documentos de forma facilitada e em qualquer lugar!

Darlan Alesson Ramos Barbosa

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *