Instagram Lite – Nova Versão Mais Leve do Aplicativo



Nova versão ocupará apenas 2 MB no celular.

Hoje em dia, o Instagram representa uma ferramenta essencial tanto para nossos momentos de laser, nossas trocas de conversa com os nossos amigos e, inclusive, para executar nossos trabalhos profissionais. Já é quase impossível conviver sem ele no dia a dia, concorda?

Para as pessoas que são fãs desse aplicativo, temos uma boa e excelente notícia! Foi divulgado nesta terça-feira, dia 13 de abril, a mais nova chegada desse instrumento na versão Lite aqui no Brasil. Boa notícia, não é mesmo? Agora, vamos imaginar os nossos smartphones com as atuais configurações e que contam com acesso às redes 2G e 3G nos planos de dados limitados. Com a nova versão, o aplicativo irá ocupar apenas 2 MB do espaço do aparelho, não é incrível?



Mas, por que isso ocorre? Ora, porque a maior parte dos recursos dessa nova versão que é a Lite não é executada diretamente no aparelho, mas sim nos servidores do Facebook. Isso o torna bem mais leve e dá a possibilidade de até mandar mensagens via DM e, inclusive, gravar e até publicar vídeos. Isto é algo incrível!

Diante do que já mencionamos, aproveite para conhecer as funções que ainda não são suportadas por esta nova versão do Instagram Lite:



  • As famosas transmissões ao vivo;
  • O Instagram Shopping;
  • As criações de Reels serão liberadas nos próximos meses;
  • Os conteúdos do IGTV poderão apenas ser pré-visualizados;
  • A nova versão será disponível apenas para algumas ferramentas e, inclusive, nos filtros para os Stories.

Segundo informações dos criadores desta ideia, o Brasil é um dos 170 países que irá contar com o Instagram Lite. Depois dele vem a Indonésia, Filipinas, Egito, Índia e Turquia. Vale salientar que esta nova versão foi feita pensando nos mercados emergentes que inclui regiões rurais e até remotas.

Leia também:  Novo Samsung Galaxy S20 - Novidades e Ficha Técnica

A ideia de criar esta nova versão Lite é porque o perfil dos usuários de mercados emergentes é comprar aparelhos com preços bem mais acessíveis. Por isso, o Facebook criou uma estrutura que vem com códigos abertos para facilitar a segmentação em categorias de recursos de hardware.

Outra informação importante sobre os mercados emergentes é que eles possuem uma quantidade significativa de pessoas que ainda não têm acesso à internet Wi-Fi e que disponha de uma alta velocidade, consequentemente, eles dependem de uma conexão móvel que não chega a passar de 2G a 3G.

Para você ter ideia, segundo dados de 2020, foi registrado que apenas 45% dos indianos tinham acesso à internet 2G, já na África 53%, enquanto que na América do Sul esse percentual foi de 23%. Dados bastante preocupantes, concorda?

Mas, uma reposta é certa! Nas economias dos mercados emergentes os famosos planos de dados além de serem limitados, são muito caros. Por isso, a estratégia dos usuários para economizar o uso é desligar a conexão de dados e aproveitar o compartilhamento de arquivos P2P via Bluetooth a fim de fazer o envio de informações entre os dispositivos.

Desligar a conexão de dados traz problemas! Como assim? Os usuários acabam não atualizando os seus aplicativos que é uma condição importante para as versões mais recentes. É aqui que entra um papel muito importante do aplicativo Instagram Lite. Ele surge para minimizar o uso de dados de internet. Gostou?

Ansioso para começar a usar a nova versão do Instagram Lite? Segundo informações, ele já será liberado para download aqui no Brasil a partir dessa quarta-feira, dia 14 de abril. No entanto, vale ressaltar que essa versão estará disponível somente para os dispositivos Android e você poderá baixar no Google Play Store, entendido?

Leia também:  Xiaomi Mi 10T Pro - Possível Configuração e Imagens

Outra notícia importante é que não há ainda previsão de quando e se terá a versão Lite para o sistema iOS (iPhones). Vamos aguardar as próximas informações e conferir!

Adriana Pinto da Silva

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *